Prefeitura de Bento segue com a capacitação dos profissionais da educação sobre violência nas escolas

Esta segunda-feira (16), a Prefeitura de Bento Gonçalves deu sequência nas capacitações dos profissionais da educação sobre violência nas escolas. A ação promovida pela Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Educação e Segurança, através da Guarda Civil Municipal (GCM), foi realizada no auditório da UCS para grupos de profissionais da educação infantil.

Durante a capacitação, conduzida pelo secretário da Sedes Eduardo Virissimo, foram destacadas informações sobre autoagressão e agressor ativo. Além do protocolo internacional “Fugir, Esconder e Lutar”, como uma estratégia eficaz para responder a emergências.

“Primeiro iniciamos com a parte teórica, apresentando dados e situações que podem servir como base para identificar situações nas escolas. Precisamos falar sobre violência, sobre autoagressão, sobre depressão. Também começamos a apresentar o plano para garantir a segurança dos alunos e funcionários com a prevenção como uma prioridade”, explica o secretário.

Dentro do fugir, são aplicadas ações para rotas de fuga, deslocamento, abandono de pertences e locais de segurança. No esconder, os professores aprendem a procurar pontos de bloqueio, primeiros socorros e proteção. O lutar é o último ponto, que só deve ser utilizado caso extremo, com apresentação de ações de defesa pessoal e busca por órgãos de segurança.

Para a secretária de Educação Andreza Peruzzo essa ação se agrega “ao que estamos executando com nosso setor pedagógico, com psicólogos e justiça restaurativa. Precisamos desse olhar mais próximo e de prevenção em nossas escolas”, disse.

O comandante da GCM ressaltou a importância de chamar os órgãos de segurança em situações suspeitas. “Nossas equipes estão sempre à disposição das escolas para qualquer situação, e sempre orientamos que liguem para os órgãos de segurança”.

O prefeito Diogo Siqueira esteve acompanhando a capacitação e destacou que “Unificamos os esforços de cada secretaria para poder apresentar aos profissionais protocolos, situações de defesa e principalmente para estarmos prevenidos e atentos em cada escola”, complementa.

Já estão em andamento o videomonitoramento nas escolas, presença da GCM, treinamento em defesa pessoal de professores e funcionários. O próximo passo é a visita em todas as escolas para avaliar rotas de fuga, locais de segurança e outros.

Nas próximas semanas a capacitação será realizada para professores do fundamental e profissionais da assistência social.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura