A Prefeitura de Bento Gonçalves se manifestou na manhã desta quarta-feira, dia 20, sobre a mortandade de peixes no Lago Fasolo, no bairro Progresso, registrada novamente no dia 12 de janeiro. Confira o texto na íntegra:
“A Prefeitura realiza a fiscalização, e acompanhamento da situação no Lago Fasolo e já notificou a Corsan sobre o esgoto, no local. Desde 2013, o Ministério Público definiu a Corsan como responsável para prosseguimento da ligação de esgoto nas residências. A SMMAM auxiliou no levantamento de todas as residências que há necessidade de ligação, e apresentou a empresa para que desse prosseguimento.
A Secretaria segue monitorando a situação do lago e realizando o necessário.”
Na quarta-feira, dia 13 de janeiro, a Secretaria do Meio Ambiente, juntamente com os Bombeiros e Defesa Civil realizaram a retirada dos peixes mortos do lago. Conforme a fiscalização os animais morreram devido a falta de oxigenação no local, gerada pelas altas temperaturas.
No ano de 2013 foi feito um acordo entre Prefeitura, a empresa responsável pelo Lago e a Corsan. Na época o Ministério Público definiu que a Corsan daria prosseguimento ao serviço. Apesar de o espaço ser da iniciativa privada é dever da companhia, conforme acordo, a canalização do esgoto das residências próximas, para evitar o despejo de efluentes no local.
Fonte: Central de Jornalismo da Rádio Difusora
Foto: Arquivo
Lançada primeira rodada exclusiva de conciliação de precatórios na Justiça do Trabalho gaúcha
Eduardo Leite encerra Fórum de Competitividade em Caxias do Sul destacando avanços do Estado na área
Últimos dias para conhecer a mostra “In-visível”, de Karem Poletto Jacobs