Na manhã desta segunda-feira, 14, a Prefeitura, representada pelo secretário de Governo interino, Carlos Quadros, da Cultura, Evandro Soares, e o Circolo Trentino di Bento Gonçalves recepcionaram a estudante da Província do Trento, Silvia Schonsberg.
Realizado por meio do intercâmbio do gemellaggio, Silvia visitou as regiões de Santa Catarina e Bento Gonçalves onde se fixaram descendentes do Trento, por três semanas. “É a primeira vez que venho ao Brasil. Por meio desta experiência, fiquei muito surpreendida e emocionada com as semelhanças entre as paisagens, os hábitos, os costumes e o dialeto muito próximo do que é falado em Isera. É como se eu tivesse em casa”, enfatiza.
O vice-presidente do Circolo Trentino di Bento Gonçalves, Sandro Giordani, destaca que estão abertas as inscrições para a Bolsa de Estudos e Intercâmbio de Jovens: “são vivências únicas de conhecimento e cultura, pois é preciso incentivar e estreitar as realidades das ramificações dos povos que saíram a 143 anos daquelas regiões”.
Os interessados podem entrar em contato através da página no Facebook e E-mail: circolotrentinobento@gmail.com
Bolsa de Estudos | Informações:
2 bolsas para graduação e 3 para mestrado.
Entre os requisitos básicos:
Provar a descendência trentina (formulário a preencher com os dados do antepassado);
Ter, no máximo, 28 anos até a data limite do pedido (20/03/2019);
Possuir o título necessário à admissão do concurso (diploma de graduação para o mestrado e diploma de ensino médio mais um ano de faculdade para cursos de graduação);
Para quem está aguardando o diploma é possível se inscrever desde que o mesmo seja entregue até 30/06/2019;
Currículo no formato europeu: ttps://europass.cedefop.europa.eu/
DOCUMENTOS A ANEXAR AO PEDIDO (formulário):
Cópia do passaporte;
Certificado de conclusão do ensino médio (para os cursos de graduação);
Um texto de 3000 caracteres (espaços inclusos) em inglês ou italiano para justificar a escolha do curso pretendido;
Diploma de graduação, histórico acadêmico e ementas (para mestrado);
Bolsas da Provincia autonoma di Trento pra descendentes de Trentino que querem estudar na Universidade de Trento
http://www.mondotrentino.net/primo_piano/pagina190.html
Atestação de que foi admitido para a processo seletivo pela faculdade (se há pré-seleção=”vestibular”) ou validação do diploma para frequentar o curso (podem ser solicitados por mail à universidade de Trento, na respectiva secretaria/departamento do curso pretendido…)
Bando di concorso – bolsa de estudo da PAT (acima)
Intercambio de Jovens | Informações:
Jovens de origem trentina residentes no exterior e jovens residentes no Trentino. Idade: entre 18 anos até 35 anos no momento da apresentação do pedido.
Prazos
Para a apresentação da candidatura, o módulo deverá chegar à Estrutura provincial competente, no período entre 1º de janeiro e 28 de fevereiro do ano de referência, segundo as modalidades acima indicadas.
Critérios de acolhida
Ao examinar os pedidos recebidos, será dada atenção para assegurar uma presença homogênea dos jovens oriundos trentinos e dos jovens residentes no Trentino, entre os países e dentro dos próprios países e, respectivamente, do território provincial.
Conforme o orçamento do balanço anual serão admitidos até 44 jovens para cada edição (22 partners residentes no exterior e 22 partners residentes no Trentino). Para cada edição será considerada uma única candidatura por núcleo familiar, em subordinação às outras se irmãos ou irmãs da mesma família já participaram no passado.
Após o exame das candidaturas recebidas dentro dos prazos estabelecidos, a lista contendo os nomes dos 44 candidatos admitidos à edição de referência será publicada neste site, a partir de 1º de abril do mesmo ano.
Em caso de exclusão, a candidatura poderá ser reapresentada no ano seguinte.
Critério de exclusão: Já haver participado de uma iniciativa análoga.
Mais informações podem ser acessadas por meio da página www.mondotrentino.net
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS