Atividade foi coordenada pelo Samu e ao longo de mais de duas horas ocorreram aulas teóricas e práticas sobre o atendimento de emergência
A Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), em conjunto com o Samu, realizou na última sexta-feira (06), o curso de Primeiros Socorros no Esporte, com o intuito de promover mais segurança na prática esportiva no Município.
A atividade foi direcionada para pessoas que, de alguma forma, estão envolvidas com atividade física, seja um atleta, professor, treinador ou simplesmente um praticante. Foram repassadas informações sobre o primeiro atendimento a um atleta que sofreu uma lesão durante a prática de qualquer esporte, seja em treinamento ou em competição, até a chegada de ajuda profissional.
O instrutor de academia André Duarte comenta que “eu já fiz alguns cursos, e esse é um dos mais completos que eu to vendo. Para a gente é muito significativo, porque qualquer ajudar que conseguimos adequar no momento faz a diferença para dissipar o andamento se a pessoa vai sobreviver ou não”.
A instrutora de Muay Thai Cristina Dalla Bono destaca que “eu acredito que é muito importante, porque como temos academia de artes marciais e sempre tem muitos alunos, com os instrutores adequados conseguimos fazer os primeiros atendimentos, agir junto, e salvar uma vida”.
A estudante de Fisioterapia Eduarda Cristina Nardello também esteve participando do treinamento e destaca acerca do diferencial da atividade. “Eu acho muito importante estar na área da saúde e ter esse primeiro conhecimento, tanto na ajuda ao familiar, quanto a um estranho na rua. É um conhecimento que não temos e deveríamos ter. É uma oportunidade a mais de aprendizado”.
O instrutor de academia e ultramaratonista Cristiano Dalla Corte também enfatiza que “eu já presenciei muitos casos em provas, em que as pessoas chegam exaustas e desmaiam, então eu acho um diferencial ter esse conhecimento, também por estar dentro da academia. Através disso eu consigo passar também aos instrutores o que aprendi, além de, se for necessário, ajudar minha família, alguém que esteja passando na rua e também algum aluno da academia”.
O coordenador médico do Samu-BG Thyago Anzolin Coser explica que “esse conhecimento em primeiros socorros é de suma importância, porque nunca vamos saber quando vai acontecer de uma pessoa estar em situação de risco. É um trabalho fundamental, ainda mais quando pensamos em casos de riscos. A pessoa que tem esse conhecimento representa o ponto-chave no quesito salvar vidas. Seguimos o trabalho em conjunto e é muito gratificante estar nessa situação de auxiliar o próximo, realizando diferentes treinamentos”.
O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Virissimo destaca que “esse treinamento voltado aos esportistas faz a diferença para esse público que trabalha diariamente com o esporte e o exercício físico. Então, eu vejo que realizar essa ação junto ao Samu pode ajudar a salvar vidas. Quanto mais pessoas capacitadas em primeiros socorros, melhor”.
O Prefeito Diogo Siqueira esteve acompanhando a atividade e enfatiza que “esse é um investimento pesado que se faz no Samu, e lembrando que a saúde de Bento tem uma alta qualidade. Talvez os 3 ou 4 minutos até a chegada do Samu faz a diferença em quem está sofrendo uma possível parada cardiorrespiratória, por exemplo. É incrível ver esse esforço coletivo que temos aqui hoje. Seguimos firme no objetivo de salvar vidas”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Procon-BG alerta população sobre golpes via whatsapp, e-mail e telefone
Biblioteca Pública realiza 1ª Feira de Troca de Livros neste sábado, 14 de dezembro
Força-tarefa realiza busca ativa de beneficiários do bolsa família em Bento