A prefeitura de Bento Gonçalves estuda adotar nos próximos meses, um sistema de gestão de frotas e compartilhamento de veículos, por meio de um aplicativo de celular para facilitar e otimizar o uso e o controle da frota. O modelo já é adotado em outras cidades do País.
“Vai funcionar como um aplicativo de transporte de passageiros comum e poderemos racionalizar a utilização dos carros e fazer relatórios sobre o uso, incluindo veículos pesados e máquinas. Também é uma forma de controle para saber quem foi, quando, onde e porque foi, e também poderemos avaliar o serviço do motorista”, explica o secretário Adjunto de Administração e Governo, Ivan Toniazzi.
O sistema será gerenciado pela Secretaria de Administração e Governo e deverá evitar viagens duplas, uso do veículo fora do expediente e desperdício de combustível, além de possibilitar avaliações constantes de desempenho dos condutores, manutenção e conservação dos carros.
A implantação do aplicativo ajudará na gestão da logística das pessoas, relatórios detalhados de percurso de cada passageiro, gestão de consumo de combustível, avaliação de motoristas e veículos, comparativo de custos entre secretarias, comparativo de gastos totais, número total de viagens de cada veículo e de cada motorista, consumo médio de cada veículo, banco de horas dos motoristas, compartilhamento das viagens, aproveitamento de rotas, transparência, racionalização dos recursos públicos e gestão de inovação.
O Município de São Paulo após inserir o sistema teve redução de 45% na sua frota. O aplicativo deve mudar a lógica da gestão de frota no serviço público passando para a ideia de compartilhamento. Com a adoção da tecnologia, a Prefeitura poderá controlar o chamado do motorista, dos trajetos, uso simultâneo de veículos, solicitações agendadas e gerenciar custos.
Fonte: Prefeitura de Bento / Assessoria de Comunicação Social
Prefeitos da Serra debatem no Piratini alternativas para demandas da região
Cooperados da Vinícola Garibaldi conhecem regiões produtoras de espumante na Itália
Legislativo de Bento amplia inclusão e sessões ordinárias passam a ter transmissão com tradução em Libras