A prefeitura de Bento Gonçalves estuda adotar nos próximos meses, um sistema de gestão de frotas e compartilhamento de veículos, por meio de um aplicativo de celular para facilitar e otimizar o uso e o controle da frota. O modelo já é adotado em outras cidades do País.
“Vai funcionar como um aplicativo de transporte de passageiros comum e poderemos racionalizar a utilização dos carros e fazer relatórios sobre o uso, incluindo veículos pesados e máquinas. Também é uma forma de controle para saber quem foi, quando, onde e porque foi, e também poderemos avaliar o serviço do motorista”, explica o secretário Adjunto de Administração e Governo, Ivan Toniazzi.
O sistema será gerenciado pela Secretaria de Administração e Governo e deverá evitar viagens duplas, uso do veículo fora do expediente e desperdício de combustível, além de possibilitar avaliações constantes de desempenho dos condutores, manutenção e conservação dos carros.
A implantação do aplicativo ajudará na gestão da logística das pessoas, relatórios detalhados de percurso de cada passageiro, gestão de consumo de combustível, avaliação de motoristas e veículos, comparativo de custos entre secretarias, comparativo de gastos totais, número total de viagens de cada veículo e de cada motorista, consumo médio de cada veículo, banco de horas dos motoristas, compartilhamento das viagens, aproveitamento de rotas, transparência, racionalização dos recursos públicos e gestão de inovação.
O Município de São Paulo após inserir o sistema teve redução de 45% na sua frota. O aplicativo deve mudar a lógica da gestão de frota no serviço público passando para a ideia de compartilhamento. Com a adoção da tecnologia, a Prefeitura poderá controlar o chamado do motorista, dos trajetos, uso simultâneo de veículos, solicitações agendadas e gerenciar custos.
Fonte: Prefeitura de Bento / Assessoria de Comunicação Social
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor