Em mais um passo para garantir os direitos de mulheres vítimas de violência, a Prefeitura de Bento Gonçalves conta com espaço de abrigamento emergencial para mulheres. O serviço é acionado pela rede de atenção à mulher.
O equipamento funciona em uma ação da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi fornecendo espaço de acolhimento com quarto, banheiro e cozinha para a mulher vítima de violência que não tenha para onde ir no momento em que estiver fazendo registro de ocorrência na delegacia. Ela permanece no local até o deferimento da medida protetiva.
Para a Coordenadora do Revivi Patrícia Da Rold o espaço amplia a rede de proteção à mulher vítima de violência e se agrega ao trabalho já realizado. Para ela, o tema precisa ser sempre debatido e a informação levada para todos os públicos. “Nos últimos dias, o Estado registrou nove feminicídios, um deles aqui na nossa cidade. E isso demonstra que precisamos ampliar as formas de prevenção pela rede de proteção, de acesso a essas mulheres. Nesse sentido, o Centro Revivi sempre realiza ações de conscientização nas escolas, indústrias, comércio, igreja. É preciso todo o esforço para parar o ciclo da violência”.
Para o secretário Eduardo Virissimo “é mais um passo em defesa e para dar condições dignas de abrigamento para a mulher vítima de violência ou que necessite de um espaço para ficar quando há o risco de voltar para casa”, disse.
Para a segurança das mulheres, o endereço do local não será divulgado, sendo acessado diretamente pelos órgãos de segurança.
Sala Lilás
O Município já conta com a Sala Lilás, localizada na UPA 24h, destinada ao atendimento médico à mulher vítima de violência.
O espaço pode ser acessado pela busca espontânea ou acompanhada pelo Centro Revivi, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher ou Brigada Militar. Após o atendimento, o médico emite um comunicado de suspeita de violência à mulher para a rede de proteção.
Canais de denúncia
Emergência 190
Disque denúncia 180
Guarda Civil Municipal 153
Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher 3454.2899
Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento 3452.3200
Patrulha Maria da Penha (54) 98423.2155 Coordenadoria da Mulher/Centro Revivi 3055.7420 ou (54) 99132.8148
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Sedes
Abertas as inscrições para a Semana Teológica 2025, promovida pela Diocese de Caxias do Sul
Campanha do Agasalho já entregou mais de 900 mil itens aos gaúchos
Dia do Vinho Brasileiro ocorre em 24 de agosto, na Praça Achylles Mincarone