No centro do Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves nesta segunda-feira (01°), um tatame chamava a atenção de quem chegava para a cerimônia de entrega dos termos de colaboração para as entidades habilitadas no Edital de Chamamento Público para Organizações da Sociedade Civil que executam projetos de incentivo ao esporte.
O local foi o cenário para a demonstração de dois projetos: Jiu-Jitsu para Todos, da Garra Team, e Do Jeito Que Consigo Vou Jogando Capoeira, da APAE com o grupo Abadá Capoeira. Ações habilitadas no edital desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes).
No total, foram selecionados 46 projetos, provenientes de 26 entidades, nas áreas educacional, eventos esportivos, rendimento e Pessoas com Deficiência (PCD). O valor total investido é de R$ 540 mil e todas as entidades participantes estão inscritas no Conselho Municipal de Esportes e em conformidade com a legislação.
Contemplado, o projeto Formação Cidadã pelo esporte, do Clube Esportivo, vai atender crianças de 5 a 13 anos.
“O esporte acaba criando o desejo de ir além. Essa criança da base tem contato com profissionais que despertam, não só interesse, mas principalmente, a atratividade de irem para o treino. O grande segredo é manter a continuidade. Na escolinha, eles aprendem disciplina, organização tática, equipe, coleguismo, entrega, série de evidências para que o aluno esteja de fato dentro de uma formação mais completa”, destaca o presidente Marcos Fracalossi.
Lourenço Moré Trindade, presidente da Associação Garra de Artes Marciais de Bento Gonçalves, ressaltou que “mais um ano estamos celebrando essa parceria com o poder público. Através do esporte, fomentamos a educação no contraturno com aulas de jiu-jitsu, passando valores como a honra, a lealdade, o respeito ao próximo. Para nós, é muito importante a parceria para dar continuidade aos nossos projetos sociais”, disse.
O secretário Eduardo Virissimo salientou ser um dia “memorável ao esporte, dia de entregar a 26 entidades valores que vão ajudar que estes projetos se mantenham vivos, gerem cidadania, educação, saúde, segurança, entretenimento e lazer”.
Para o prefeito Diogo Siqueira investir nas práticas esportivas é “uma ação para o futuro. Estamos hoje com pais, professores e alunos que participam dessas atividades contempladas pelo edital. Um investimento para o futuro desses jovens, crianças e todos contemplados”, complementa.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Programação do Ruas de Lazer acontece no próximo domingo
Cooperativa Garibaldi arremata 14 medalhas em concurso em sua cidade natal
Sicredi Serrana realiza Fórum de Transformação Social com foco na educação