De acordo com a secretária de Finanças, Elisiane Schenatto o financiamento será realizado através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), com a Caixa Econômica Federal, exclusivamente para a pavimentação de estradas no interior do município. “A construção deste contrato com a Caixa, não foi algo da noite para o dia, mas já vem sendo executado há um bom tempo, tendo passado por todas as esferas até ser aprovado, e hoje estarmos assinando com vocês”.
O financiamento irá contemplar ruas de todos os distritos, os projetos já foram contratados e serão encaminhados para licitação a cada mês. O primeiro trecho pavimentado será na Rua Moyses Pedrotti, em Tuiuty, que receberá receberá 1Km de pavimento, sendo 7 metros de largura, e 5cm de base, ideal para caminhões e máquinas pesadas. O valor da obra é R$ 1.2 milhões. “Esse é o maior projeto de pavimentação das estradas do interior. Para elaborar os projetos e entender quais as ruas seriam atendidas, neste momento, levamos em consideração a trafegabilidade, escoamento da safra, drenagem e outros fatores. Agradeço toda equipe que participou desse processo”, disse a Diretora do IPURB, Melissa Bertoletti.
Conforme o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Volnei Christófoli os dados do interior demonstram a importância do investimento para pavimentação de vias em todos os distritos. “É um grande projeto que irá proporcionar mais desenvolvimento para nossas comunidades do interior, que se soma a todo investimento que estamos realizando para qualificar nossa produção, na ampliação em horas máquinas, construção de poços no interior e tantas outras ações realizadas em benefício do nosso agricultor”.
A Câmara de Vereadores aprovou em dezembro de 2021, a lei municipal n° 6.799, que autorizou a contratação do financiamento junto à Caixa Econômica Federal. A abertura de crédito para realização do projeto foi aprovada em março deste ano. “Vocês aqui na ponta, sentirão o reflexo das bem feitorias, que serão feitas. Com geração de emprego e desenvolvimento. E a Câmara tem debatido grandes temas do interior, e entendemos que os investimentos tem que chegar até vocês. Passaram pelo legislativo projetos para pavimentação do Vale Aurora, das espaldeiras e esses 25 milhões, e seguiremos esse trabalho”, ressalta o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto.
O Censo Turístico demonstrou que dentro das empresas que integram o alvará turístico, a movimentação econômica foi superior a 1,3 bilhões de reais, em 2021. Dos empregos gerados pelo setor 51% estão nas rotas turísticas do interior. A cidade também tem maior número de agroindústrias no Rio Grande do Sul, com um total de 42.
O trabalho nas comunidades foi intensificado pelas subprefeituras, deixando estradas e vias em condições para o período de escoamento da safra. “Eu nasci aqui em Tuiuty, me criei no interior do Município. E hoje o que estamos assinando é um projeto que dá aos agricultores condições para trabalhar, com estradas melhores para escoamento da produção. Um grande projeto construído por muitas mãos e que proporcionará obras nos próximos anos para nossa cidade”, salienta o vice-prefeito, Amarildo Lucatelli.
As próximas obras realizadas serão: Imaculada Conceição (Faria Lemos), Linha 47 (São Pedro), Santa Lúcia (Vale dos Vinhedos), e Linha Buratti. Posteriormente serão apresentadas as próximas ruas.
“Estamos muito felizes em hoje anunciar esse investimento para o interior do Município. Um processo difícil, que enfrentou toda burocracia, em todas as esferas para chegar neste convênio. Um caminho longo, mas que será revertido em benefícios para população. Estamos falando em investimentos em todos os distritos. Bento é a melhor cidade do Brasil, não existe cidade tão boa quanto Bento, com uma população empreendedora. Um povo batalhador. Com esse projeto, estaremos proporcionando desenvolvimento, segurança e melhores estradas para o interior”, finaliza o Prefeito.
Estiveram presentes os vereadores Anderson Zanella, Ari Peliccioli, Eduardo Pompermayer,Edson Biasi, Idasir dos Santos, Jocelitto Tonietto, José Antônio Gava, Sidinei da Silva e Thiago Fabris. Além da comunidade e autoridades.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21