Depois de debates internos envolvendo o Comitê de Atenção ao Coronavírus, com análise de dados, e apresentação do Governo do Estado do novo calendário para o levantamento das restrições a atividades presenciais nas escolas, a Prefeitura de Bento Gonçalves definiu o possível cronograma de retorno da rede de ensino privada e Municipal. A apresentação foi realizada nesta quarta-feira, 02, em transmissão ao vivo nas redes sociais.
O Prefeito Guilherme Pasin e a Secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques apresentaram como proposta o retorno da Educação Infantil Privada no dia 08 de setembro, e a Municipal no dia 14 de setembro. Não há obrigatoriedade para o retorno, que será facultativo, dependendo da decisão dos pais. O cronograma será revisto se a região passar para bandeira vermelha.
As escolas apresentaram os protocolos de contingência próprios para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19 nas instituições, que foram aprovados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola). “Estamos nos preparando há meses para que esse possível retorno seja realizado com responsabilidade e segurança. Os pais que não quiserem levar os filhos para escola, poderão seguir com o ensino remoto”, destaca a Secretária.
Os regramentos observam o transporte escolar, refeitórios e salas de aula, com distanciamento mínimo entre os alunos, uso de máscara e máximo de 50% de alunos em sala de aula (sempre nos mesmos grupos para facilitar o rastreamento de contactantes, em caso de caso positivo).
Será realizada higienização adequada dos espaços, e todos os alunos terão a temperatura aferida antes de ingressar na instituição – no caso de temperatura igual ou superior a 37,8 graus, o estudante não poderá entrar na escola e será orientado sobre o acompanhamento dos sintomas.
O Município ainda definiu como protocolo obrigatório a testagem de todos os profissionais das escolas do Município – professores, diretores, funcionários- o que será realizado antes do retorno das aulas. Neste fim de semana a Secretaria da Saúde irá realizar a testagem dos funcionários de Ensino Infantil Privado.
Se algum resultado for positivo o profissional será encaminhado para o tratamento e isolamento. “Nosso objetivo é ter esse retorno com segurança, com todos profissionais testados. Além disso, estaremos verificando todos os protocolos apresentados pelas escolas e monitorando esse retorno. Estamos como em todas nossas ações, nos baseando nos dados, com transparência para nossa população. O retorno é facultativo, e posteriormente vamos avaliar o cronograma para retomada dos outros anos”, disse o Prefeito Guilherme Pasin.
Cronograma de retorno das atividades presenciais nas escolas:
Educação Infantil privada: 8 de setembro
Educação Infantil Municipal: 14 de setembro
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Emanuele Nicola
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro