Com o objetivo de patrocinar o desenvolvimento e a difusão de projetos ou produtos culturais e artísticos na cidade de Bento Gonçalves, foi realizada na tarde do dia 31 de outubro, no Salão Nobre da Prefeitura, a cerimônia de entrega de assinaturas dos convênios do Fundo Municipal de Cultura.
Foram disponibilizados recursos financeiros na ordem de aproximadamente R$ 662,876.05, fixando um teto de até R$ 33 mil por projeto cultural concorrente, sendo contemplados 25 projetos de segmentos artísticos como Teatro, Música, Literatura, Audiovisual, Patrimônio, Folclore e Dança.
Para Juliano Furlanetto que lançará seu primeiro livro de contos de terror e suspense, “O pacto”, em 2019, destaca que “no mundo da cultura tudo é sofrido e suado, sobram pessoas com talento e faltam chances para elas. Por isso é essencial que o FMC nos assegura e nos motiva essa tão sonhada chance, dando um empurrão inicial em nossas carreiras no meio cultural”.
Em seu pronunciamento, o secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, evidenciou a importância de investir em projetos culturais: “a aplicação de recursos para os projetos artísticos representa muito mais que sua área, trazendo benefícios para a sociedade como um todo, pois reflete um fluxo de idéias e vida que experimentamos e que se constitui como um direto básico da cidadania”.
O prefeito Guilherme Pasin destacou a política cultural do município: “conseguimos manter os investimentos em cultura, conseguimos conquistar a independência do meio cultural de Bento Gonçalves na aprovação e alocação de recursos públicos para nossos artistas. Falta muito para evoluir, temos que criar ainda mais convicção para tornar pétreo tal instrumento que há seis anos faz vigorar”.
O evento prestou homenagem ao jornalista, escritor e radialista, Luiz Carlos de Lucena, falecido na última sexta-feira.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Jose Martim Estefanon
Cemitério São Roque, em Bento, recebe câmeras de videomonitoramento
CORPO DE BOMBEIROS ATENDE EXPLOSÃO EM APARTAMENTO NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025