Mais uma etapa para construção da Usina de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) foi concretizada. Na tarde desta quinta-feira, 7, o prefeito Guilherme Pasin assinou a abertura de Consulta Pública do projeto, que teve seu edital estruturado. O ato foi acompanhado pelo vice-presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Viríssimo, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Bertolini Pasin, e adjunto da pasta, Wagner Melo.
Após análise das propostas apresentadas pelos candidatos, o projeto foi formatado no modelo de usina de pirólise. Ainda em junho, será realizada a consulta e uma audiência pública para que a população possa se manifestar e opinar sobre o assunto.
De acordo com o Secretário, o empreendimento contribuirá para a geração de novas oportunidades de trabalho e para o desenvolvimento de tecnologias eficientes. “Estamos felizes por esta iniciativa pioneira estar cada vez mais próxima de se tornar realidade. A usina será um divisor de águas na questão de sustentabilidade, pois irá tratar e eliminar os resíduos sólidos urbanos, e de maneira limpa, transformar esta matéria-prima em energia. Estamos falando de um empreendimento que trará benefícios para a população, e também para a economia do nosso município”, salienta Pasin.
O vereador Eduardo Viríssimo parabenizou a Administração Municipal pelo pioneirismo. “Essa inovação trará benefícios não só para Bento, mas para toda região. Muitas pessoas esperam a conclusão deste projeto para poder dar encaminhamento em seus municípios”, disse.
A fase seguinte será a finalização do edital, a partir das sugestões apontadas, para que o documento possa ser lançado ainda em julho e depois do processo licitatório, a empresa que irá executar o projeto seja escolhida.
O prefeito Guilherme Pasin enfatizou todo o processo de formatação da proposta em uma Parceria Público-Privada (PPP). “Todo projeto pioneiro é desafiador, envolvente, e muitas vezes dá insegurança. Mas, a equipe do desenvolvimento está se cercando de todas as normas e caminhos para realização de uma PPP. Por isso, assino hoje mais essa etapa. Mais esse passo para fazermos história”.
A empresa terá de oito a 12 meses para concluir a obra. A previsão de inauguração do empreendimento é para o primeiro semestre de 2019.
Entenda proposta de acordo do INSS para devolução de descontos ilegais
Jovens da Região Pastoral de Garibaldi preparam peregrinação no Jubileu da Esperança 2025
Vencedora do concurso cultural do Tacchimed retira Iphone 16