Equipe, criada com apoio do Corede Serra, conta também com secretários municipais e membros do Cosems
Com o apoio do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), prefeitos de quatro municípios da microrregião de Veranópolis integram um grupo de trabalho com o intuito de melhorar o atendimento em saúde em 15 cidades daquela região. A equipe foi formada na semana passada, após reunião em Bento Gonçalves, ocorrida entre prefeitos e a Comissão Intergestores Regional (CIR) da Região do Basalto e Uva e Vinho, vinculada à 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (5ª CRS), para tratar da falta de leitos nos hospitais de referência da Serra.
Fazem parte do grupo os prefeitos de Veranópolis, Cristiano Dal Pai; de Fagundes Varela, Nelton Conte; de Paraí, Gilberto Zanotto; e de Nova Prata, Umberto Carnevalli. Junto com eles, os respectivos secretários municipais de Saúde estarão empenhados na busca por soluções que amenizem o atual cenário.
Hoje, mesmo com a compra de serviços hospitalares em unidades de referência, como Bento Gonçalves e Caxias do Sul, não há garantia de internação. Essa falta de leitos, tanto comuns quanto de UTI, tem provocado severo aumento na judicialização de casos para o atendimento dos cidadãos, onerando os cofres municipais. Ao todo, cerca de 150 mil pessoas são impactadas pelo problema.
Nos próximos 30 dias, a equipe trabalhará para levantar informações a respeito de vagas hospitalares, vagas de UTI, equipes técnicas disponíveis e infraestrutura física, de leitos, de equipes médicas e de enfermagem, coerentes com as exigências do SUS. Depois, o grupo voltará a se reunir com encontros ao longo de 90 dias a fim de apresentar um relatório com as deliberações. “Precisamos de soluções imediatas, com muito diálogo e transparência. Saímos da reunião com uma ponta de esperança, porque existe uma conversa dentro das comissões que foram criadas para buscarmos uma solução em conjunto”, diz o prefeito de Veranópolis, Cristiano Dal Pai.
O grupo de trabalho também contará com integrantes do governo, responsável pela regulação hospitalar para o direcionamento dos atendimentos de média e alta complexidade. Estarão envolvidos membros dos setores de planejamento e regulação da 5ª CRS, bem como outros componentes designados pelo Corede Serra e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Mônica Mattia, divulgação
4° BPCHQ PRENDE CASAL, UM MANDADO DE PRISÃO E APREENSÃO DE ARMA DE FOGO, EM CAXIAS DO SUL
Rick Gaiteiro se apresenta na 1ª Corrida do 3º BPAT
Coro da Fundação Casa das Artes participa do VII Encontro de Coros em Nova Roma do Sul