Infraestrutura das estradas foi uma das principais pautas de encontro intermediado pelo Corede Serra, quinta-feira
A preocupante situação das estradas na microrregião de Veranópolis, na Serra, pautou um encontro de prefeitos de quase 15 municípios com o governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, na quinta-feira (3). Intermediada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), a reunião no Palácio Piratini também avançou para outros temas críticos, como a saúde e a segurança.
De acordo com Souza, algumas estradas da região, precarizadas pelo excesso de tráfego desviado da BR-470 após os grandes estragos e as demoradas obras de recuperação, receberão investimentos nos próximos meses. O governador em exercício anunciou a aplicação de R$ 76 milhões nas ERSs-355 e 441, entre Veranópolis, Fagundes Varela e Vista Alegre do Prata. A previsão é de que as obras comecem até o início de 2026. Já para a ERS-437, entre Vila Flores e Antônio Prado, outra prioritária via para interligar municípios da microrregião com Caxias do Sul, a dependência de licenças ambientais e outros projetos deve atrasar as obras.
Além de destacar a necessidade de cobrar agilidade da União quanto à liberação dos trechos pendentes da BR-470, Souza pediu agilidade na finalização do projeto executivo por parte da Prefeitura de Ipê da estrada entre Protásio Alves e o município, para que possa ser incluído no planejamento estadual. A ERS-129, entre Guaporé e Serafina Corrêa, que sofreu danos nas recentes chuvas, também será contemplada com obras paliativas de recuperação nos próximos dias. “A infraestrutura da região é vital não só para o crescimento econômico, mas também para garantir saúde e qualidade de vida à nossa população”, destacou o presidente do Corede Serra, Evaldo Kuiava.
Na saúde, os prefeitos defenderam uma descentralização dos atendimentos especializados em saúde. Hoje, a região tem como referência Caxias do Sul (cardiologia, entre outras) e Bento Gonçalves (oncologia) para casos de alta complexidade. O prefeito de Veranópolis, Cristiano Valduga Dal Pai, sugeriu que cidades como Veranópolis, Nova Prata ou até mesmo Passo Fundo sejam alternativas. Ele também citou que a falta de leitos tem gerado judicializações e pressionado os cofres municipais. O prefeito de Fagundes Varela, Nelton Conte, propôs a criação de uma estrutura hospitalar de maior complexidade na região. Na área da segurança pública, o prefeito de Nova Prata, Umberto Carnevalli, sugeriu a criação de uma Delegacia de Pronto Atendimento 24 horas. Isso evitaria o deslocamento, em ocorrências na madrugada, a cidades como Lagoa Vermelha ou Bento Gonçalves, no caso de outros municípios da região.
Além do governador em exercício, estiveram presentes na reunião o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, a secretária-adjunta da Reconstrução Gaúcha, Ângela de Oliveira, e o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Leandro Galante Assessor de Imprensa da Prefeitura de Veranópolis
Cooperados da Vinícola Garibaldi conhecem regiões produtoras de espumante na Itália
Legislativo de Bento amplia inclusão e sessões ordinárias passam a ter transmissão com tradução em Libras
Secretaria de Gestão e Mobilidade realiza serviços de manutenção e adequação na Avenida Osvaldo Aranha, em Bento