Prefeitos da Serra buscam soluções para estradas da região

Lenta conclusão da BR-470 e outras necessidades de infraestrutura impõem urgência em obras como da RS-437, entre Vila Flores e Antônio Prado

Mais de um ano após a enxurrada de maio de 2024 ter esfacelado parte da malha viária gaúcha, os efeitos desses estragos seguem prejudicando comunidades inteiras, como a microrregião de Veranópolis, na Serra, formada por quase 15 municípios. Prefeitos da região têm debatido formas de viabilizar melhorias logísticas para suprir a demorada recuperação da BR-470, principal artéria de ligação entre o norte e o sul da região, que continua bloqueada à noite e com sistema de pare e siga ao longo do dia, entre Veranópolis e Bento Gonçalves.

Além do tempo perdido, o uso de estradas de Vista Alegre do Prata, Fagundes Varela e Cotiporã para dar conta do movimento tem deixado tais vias sobrecarregadas – tanto em trafegabilidade quanto em sobrecarga, uma vez que não foram projetadas para suportar altas tonelagens. Assim, junto com o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), prefeitos têm se articulado para incluir obras viárias na agenda do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) – criado em junho do ano passado para angariar recursos no enfrentamento das consequências dos eventos climáticos. Desde então, foram aportados ao fundo R$ 3,2 bilhões, de acordo com o governo.

Uma das principais pautas é ligar a região oeste-leste do nordeste gaúcho por meio da conclusão da RS-437, entre Vila Flores e Antônio Prado, bem como modernizar seus trajetos pavimentados – veja lista abaixo. Outra obra de extrema importância é a construção de uma nova ponte na BR-470. A emblemática ponte Ernesto Dornelles, marco da engenharia nacional entre Bento e Veranópolis, tem sido submetida a impactos não previstos na época de sua construção, e os recorrentes movimentos de solo causados por adversidades climáticas têm aumentado os riscos de instabilidade, comprometendo a segurança e eficiência do tráfego. “Essas iniciativas são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento da região, promover a segurança viária e estruturar um sistema de transporte mais eficiente e sustentável”, observa o presidente do Corede Serra, Evaldo Kuiava. Segundo o prefeito de Fagundes Varela, Nelton Carlos Conte, além dos problemas na BR-470, obstruções nas pontes entre São Valentim do Sul e Santa Tereza e entre Cotiporã e Dois Lajeados provocaram um novo mapa de ligação entre diversos municípios. “Isso fez com que todo o trânsito para ligar a região de Antônio Prado, Caxias do Sul e Bento Gonçalves com a região de Guaporé e Serafina Corrêa fosse direcionado para as RS’s 355, que liga Vista Alegre do Prata a Veranópolis, e 359, entre Cotiporã e Veranópolis”, diz o prefeito.

As obras na RS-437 já foram anunciadas, porém, ainda não foram iniciadas. Para o prefeito, elas são necessárias não apenas para melhorar a logística da região, mas também para uma nova escalada de desenvolvimento. “Claro que queremos que a 470 se resolva, mas não podemos ficar refém dela, precisamos pensar numa questão de melhoria da própria estrutura regional, por isso queremos uma ação rápida do governo do Estado na melhoria dessas rodovias. Nesse momento, elas podem ser vistas como vias alternativas, mas no futuro serão rodovias permanentes, com fluxo regional”, analisa. As obras nessas vias ainda evitariam uma outra preocupação, o sucateamento delas. Conte reforça que, no atual ritmo, as estradas não suportariam o tráfego de hoje durante todo o tempo previsto para que a BR-470 esteja totalmente recuperada. “A expectativa é que os trabalhos durem dois ou três anos. As estradas não vão suportar a condição de tráfego de hoje por esse período. Então, daqui a pouco, vamos ter que interromper o tráfego por necessidade de manutenção, e os municípios não têm condições de manter as rodovias nas condições que elas precisam”, alerta o prefeito.

Uma boa rede viária para interconectar a região com municípios como Bento Gonçalves e Caxias do Sul é vital também porque estão nessas cidades a referência para alguns dos atendimentos de saúde mais importantes – cerca de 150 mil pessoas dos serviços de alta complexidade. Enquanto Bento é o endereço para a realização de tratamentos oncológicos, Caxias é o destino para as enfermidades cardiológicas e outras internações. As cidades ainda são procurados centros educacionais, principalmente de ensino superior. Segundo Conte, a atual situação da BR-470 tem forçado o deslocamento antecipado de universitários –assim como de quem necessita de atendimento de saúde. Se antes eles saíam de Fagundes Varela com destino a Bento Gonçalves às 18h para estudar, hoje o deslocamento começa uma hora antes.

Judicialização da saúde afeta cofres de municípios

Além das condições das estradas, uma outra pauta tem reunido os prefeitos da região em busca de soluções. A longa espera para os atendimentos de média e alta complexidade de saúde, de responsabilidade dos governos federal e estadual, tem levado os pacientes a buscarem a Justiça para garantir a assistência. A judicialização, no entanto, tem trazido impacto aos cofres dos municípios, cuja atribuição se resume à atenção básica de saúde.

De acordo com o prefeito de Fagundes Varela, as decisões determinam, além da oferta da vaga, o bloqueio de 50% dos recursos dos municípios. “Os municípios, que não são responsáveis por essa área, acabam tendo que custear metade do atendimento, e a outra parte fica com o Estado”, diz. O prefeito ressalta que a judicialização tem abocanhado cerca de metade dos recursos destinado à saúde pelos municípios que, em média, destinam entre 20% e 22% do orçamento para a área. “Esse é um problema muito sério, porque aumenta o custo dos pequenos municípios. Precisamos que haja uma definição por parte do Judiciários sobre as responsabilidades de cada ente público, porque os municípios acabam tendo que atender a toda atenção básica e avançar na sua função com o custo, também, de tratamentos de média e alta complexidade”, comenta Conte.

Obras viárias necessárias

– Conclusão da RS-437 entre Vila Flores e Antônio Prado

– Construção da ponte entre São Valentim do Sul e Santa Tereza e modernização da RS-431, entre e São Valentim do Sul a Bento Gonçalves

– Conclusão da estrada entre Protásio Alves e Ipê

– Nova ponte sobre o Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis

– Conclusão da BR-470 entre André da Rocha e a BR-285 em Lagoa Vermelha

– Conclusão da estrada entre Serafina Corrêa e União da Serra

Fonte: Exata Comunicação

Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Fagundes Varela

PG

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