Prefeitos e empresários da região participaram nesta segunda-feira, dia 10, na Câmara da Indústria, Comércio e Serviços – CIC de Garibaldi, de um encontro com o Governo do Estado para tratar da recuperação, duplicação e concessão da malha viária da microrregião da Serra Gaúcha.
O ato foi articulado pela Famurs (Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul), através do presidente e prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, pela Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) pelo presidente e prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, com apoio de entidades como a Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha – CICS Serra. Na oportunidade participaram da agenda os secretários estaduais de Logística e Transportes, Juvir Costella, e de Governança e Gestão Estratégica, Cláudio Gastal, bem como os deputados estaduais, Tiago Simon e Fran Somensi, e o superintendente Sandro Wagner Vaz dos Santos, da 2ª Superintendência Regional – Bento Gonçalves do Daer.
Costella reconheceu a necessidade de aplicação dos programas de concessões para viabilizar parcerias que possibilitem execuções nas estradas como a ERS-446 (São Vendelino a Carlos Barbosa), ERS-122 (São Vendelino a Farroupilha), RSC-453 (entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha) e VRS-813 (Garibaldi a Farroupilha).
“Vamos buscar dentro da medida do possível concessões em parceria com a iniciativa privada para uma solução definitiva”, comentou o secretário.
Além de defender concessões como alternativa imediata, a sugestão da implantação de uma praça de pedágio em São Vendelino ganhou força no evento.
Na última semana, para se ter uma ideia, uma ação emergencial tapa-buracos foi realizada na ERS-446, trecho de Carlos Barbosa até São Vendelino, que só foi possível por um acordo das Prefeituras de Garibaldi e Carlos Barbosa com o Daer, que colocaram asfalto e rolo compressor, enquanto o órgão realizou a operação.
Esta ação “auxilia todos que passam por aqui, mas a gente está preocupado e precisamos de uma intervenção do Governo do Estado para que possa auxiliar nesta caminhada”, afirmou o prefeito de Carlos Barbosa, Evandro Zibetti.
Já o presidente da Famurs reforçou a importância do debate e que “a região precisa de estradas boas e este é o nosso papel. Se é o estado fazendo, se são as concessões dentro de valores sociais, enfim, é um momento de discussão”, comentou Cettolin.
O prefeito de Bento Gonçalves destacou a construção conjunta, mas a necessidade “do Estado fazer a sua parte da forma mais rápida”, lamentou Pasin, em virtude das condições das rodovias estaduais da microrregião.
O secretário de Logística e Transportes ainda visitou o trevo de Tamandaré em Garibaldi, na RSC-453, e afirmou a existência de um projeto para o local. “Já temos um projeto concluído, talvez ainda não finalizado, temos que definir porque percebe-se o perigo da travessia”, acrescentou Costella.
Participaram do Encontro ainda prefeitos de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, Santa Tereza, Gilnei Fior, Boa Vista do Sul, Aloisio Rissi, Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, entre outros, além de vereadores, representantes de entidades empresariais etc.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Fotos: Felipe Machado
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família