O prefeito Gilnei Fior, de Santa Tereza, integrou uma comitiva de 12 prefeitos de cidades do Vale do Taquari afetadas pela enchente entre os dias 8 e 13 de julho, que cumpriu agenda em Brasília na última semana. O objetivo foi de levar ao Governo Federal os prejuízos causados pelas fortes chuvas e cheias de rios, que culminaram com pessoas desabrigadas e a necessidade de recuperação destas localidades.
De acordo com Fior o encontro em Ministérios colaborou para uma “sinalização de que irão vir recursos”. Para isto, cada município tem de apresentar laudos dos prejuízos, com levantamento fotográfico e informações da Defesa Civil para agilizar o processo.
Em Santa Tereza pelo menos 72 famílias foram atingidas e 23 perderam tudo. Uma análise inicial foi realizada por um geólogo em seis residências para avaliar as condições dos moradores permanecerem nos imóveis em locais considerados de risco.
A agenda contou com a presença do presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Imigrante, Celso Kaplan; do presidente da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do RS) e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, com audiências viabilizadas pelo gabinete do senador Luis Carlos Heinze (PP).
Saúde
O prefeito Gilnei ainda comentou a garantira de medicamentos para o Tratamento Precoce Covid-19 que também será adotado no saúde do município mediante prescrições médicas.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha