Na última semana, o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, e o vice-prefeito, Valério Mayer, receberam representantes da EMATER para discutir as atividades realizadas em 2022, bem como o planejamento para 2023. A reunião ocorreu no gabinete da Prefeitura.
Na ocasião, os representantes da instituição entregaram ao prefeito o relatório do trabalho de assistência técnica e extensão rural e social do último ano, realizado em parceria com a Prefeitura. Viticultura, organização rural, solos, irrigação e agroindústria foram as prioridades de 2022 — e seguirão ao longo do ano.
“A EMATER realiza um trabalho fundamental para Garibaldi, especialmente para as agroindústrias, o que traz benefícios também ao turismo rural. Com esse apoio, fortalecemos esse setor tão relevante para o desenvolvimento do município”, avaliou o prefeito Chesini.
A entidade destacou ainda a participação, ao lado das comunidades do interior, no Festival do Grostoli, que teve sua primeira edição realizada em julho de 2022. O engenheiro agrônomo Henrique Thomas Queiroz, presente no encontro, comemorou o sucesso do evento. “Além de um ótimo retorno financeiro, proporcionou às comunidades um retorno cultural, fazendo com que essa iguaria tivesse o destaque que merece”, disse Queiroz, chefe do escritório municipal da Emater. A reunião teve ainda as presenças do secretário de Agricultura e Pecuária, Lívio Bortolini, e do estagiário da Emater, Emanuel Gasparetto.
Além disso, no ano passado também foram implementados dois novos programas de incentivo ao desenvolvimento rural: o Garibaldi Mais Água, que prevê o estímulo ao uso sustentável da água e promoção da irrigação entre os agricultores familiares; e o Garibaldi Terra Fértil, que dá incentivos aos produtores para melhorar a produtividade, subsidiando análises de solo, foliares e acompanhamento técnico, qualificando as condições físicas, químicas e biológicas das terras.
Fonte e foto: Prefeitura de Garibaldi / Assessoria de Comunicação
PG
Assembleia presta homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
BRDE quer ampliar parcerias em projetos de transição energética na Fiema Brasil 2025
Pouca chuva e temperaturas baixas marcaram o mês de abril