O Prefeito Alceu Barbosa Velho esteve na manhã desta quarta-feira (06/09) na Secretaria Nacional da Aviação Civil em Brasília. Na ocasião, os técnicos do setor de Aeroportos da Secretaria, Eduardo Bernardi e Márcio Fernandes apresentaram a Alceu, pela primeira vez, a planta no Aeroporto de Vila Oliva. Os secretários municipais Gilberto Boschetti, do Planejamento e Manoel Marrachinho, de Trânsito, Transportes e Mobilidade acompanharam a reunião.
O projeto, de competência do Governo Federal, havia sido prometido ao Prefeito pelo então ministro-chefe Mauro Lopes, em abril. “Estou muito feliz com a concretização disso, vendo o nosso aeroporto no papel. Agora a Secretaria vai encaminhar o licenciamento ambiental e prevê licitar para o ano que vem já”, informa. Alceu afirma que vai continuar acompanhando cada passo do processo. “Quando o licenciamento chegar na Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) vou procurar interceder para que seja encaminhado o mais rápido possível”, explica.
O aeroporto de transporte de passageiros de Caxias do Sul está dentro do projeto Aeroportos Regionais da Secretaria Nacional de Aviação Civil. “Dos 257 primeiros anunciados, sobraram 53 que serão feitos, entre estes, o nosso, da Serra Gaúcha. Estou entupido de alegria”, comemora.
Histórico: Em janeiro deste ano, foi assinada a outorga do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila OIiva, entre a União e o Município. Cabe ao Governo Federal o projeto executivo do terminal de passageiros e o custeio da obra. Com a outorga, o Município pode firmar parcerias para construir o terminal de cargas, a parte administrativa e fazer o Plano Diretor da área em Vila Oliva.
Agora à tarde em Brasília, Alceu visita o Ministério da Saúde para saber do andamento da abertura da UPA Zona Norte e a Secretaria do Tesouro Nacional, sobre a liberação dos recursos do empréstimo da CAF.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Caxias
Bento: reforma do telhado do ginásio de esportes é contemplada no Avançar Mais no Esporte
Vinho e espumante um passo mais perto de serem símbolos oficiais do RS
No Vêneto, Lorenzoni e Paparico conhecem projeto que reduz impostos de empreendedores do agroturismo