Mediante o interesse de Prefeitos da região da Serra em avançar o debate com a temática Tratamento Precoce para Covid-19, após uma reunião virtual realizada na última semana (conforme divulgou a Rádio Difusora AQUI), a reportagem entrevistou o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, na tarde desta terça-feira, dia 7.
Na conversa com o jornalista Felipe Machado, em vídeo, defendeu o direito da escolha do profissional médico a partir de um desejo do paciente em buscar tratamentos diferentes dos convencionais no enfrentamento do novo coronavírus, através de um Protocolo Regional.
Este tem como base cases aplicados em outros locais (relembre a reportagem) que culminaram para evolução de pacientes e até para desafogar o sistema de saúde. Por outro lado, inclui medicamentos como cloroquina, ivermectina e azitromicina em determinadas doses conforme o paciente, o que não é legitimado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O prefeito salienta que o Município já sinaliza com uma nova quantidade destes medicamentos para a saúde pública projetando a aprovação deste Protocolo, para alinhar no tratamento da comunidade. Recorda ainda como fundamental o apoio do Ministério Público Federal (MPF) nesta discussão.
Um dos problemas é que os medicamentos estariam em falta e possui regulação do Governo do Estado, que determina a dispensação para os Municípios.
Entenda o caso e acompanhe a reportagem:
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor