Nesta quinta-feira, 13, ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura a assinatura da ordem de serviço da reabilitação do prédio subprefeitura de Tuiuty que irá se tornar o Centro Cultural Tuiuty. A obra será realizada pela empresa Construvia Serviços de Reformas Prediais Eireli, e o valor é de R$ 817.606,04.
O ato, realizado dentro dos protocolos de prevenção à Covid-19, vem de encontro à política da Administração Pública de descentralização da Cultura que objetiva promover e difundir ações e atividades artísticas em diferentes pontos do município a exemplo da Praça CEU na Zona Norte, a Casa do Artesão e do Artista Plástico, Fundação Casa das Artes, Museu do Imigrante, Centro Cultural 20 de Novembro e as Casas de Artesanato (localizadas na Praça Dr. Bartholomeu Tacchini).
Localizado na Estrada Uva e do Vinho, o Centro Cultural Tuiuty terá edificação com área total de 454, 49 m² e irá contar com sala multiuso, quatro salas de oficinas, sala de leitura e acervo, sala de treinamento, dois depósitos, recepção, sala de administração e acessibilidade (inclusão de elevador no prédio). Durante sua trajetória, abrigou frigorífico, casa comercial, residência do subprefeito em 1994 e subprefeitura.
A obra do Centro Cultural Tuiuty vem fortalecer o segmento do patrimônio cultural material e imaterial. O distrito já possui grupos culturais, como grupos de dança e de canto, mas poderá se desenvolver em outras áreas ligadas as crenças, modos de fazer e à preservação dos costumes de sua comunidade
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta que “o Centro Cultural Tuiuty traz um caráter de vanguarda, pois está localizado em um distrito e não na área urbana. E isso irá incentivar a preservação da Cultura Italiana, das primeiras famílias que habitaram o local até os dias de hoje”.
O Prefeito Guilherme Pasin agradeceu ao patrocinadores que acreditaram no projeto. “Obra que valoriza uma parte da história de Bento Gonçalves, especificamente do distrito de Tuiuty e o Vale do Rio das Antas. É assim que a Cultura de nosso município se desenvolve: transformar um patrimônio que tem um sentimento afetivo muito grande, no caso a imigração italiana, em economia criativa”.
A obra tem previsão de conclusão de 12 meses, sendo financiada pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e tem como patrocinadores Transportes Dumar Ltda, Casttini Móveis, Monofrio e Anderle Transportes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Jose Martim Estefanon
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves