Prefeito apresenta balanço do ano em encontro com a imprensa de Bento Gonçalves

O Prefeito  de Bento Gonçalves Diogo Segabinazzi Siqueira apresentou para a imprensa nesta segunda-feira (11), um balanço com as principais realizações de 2023 da administração municipal.

Entre os assuntos tratados, os desafios enfrentados durante o ano no município, como as intenpéries climáticas. “Lidamos com uma crise, ocasionada por uma empresa terceirizadora, no setor vitivinícola. Além das condições climáticas como, granizo, chuva e enchentes. Fatores que fizeram nosso planejamento mudar para que pudéssemos estar com toda estrutura da Prefeitura ao lado do cidadão, defendendo e auxiliando. Um ano de superação em que defendemos nossa história e a moral da nossa gente, sem deixar de lado o compromisso com o desenvolvimento da cidade”, disse.

Também foi destacado o trabalho de recuperação da cidade, que segue com a troca de tubulações, conserto de estradas, pontes e outros serviços.

O Prefeito também falou sobre o Hospital Público que “está em andamento com a construção do bloco cirúrgico, andares de internação, elevadores, que serão concluídos no próximo ano. E o andamento da estrutura, que já conta com a emergência, laboratório, farmácia e internação em pleno funcionamento”, disse.

Para 2024, mais investimentos

O Prefeito apresentou as prioridades da administração para 2024: saúde com a continuidade do Hospital Público, educação com entrega de novos espaços públicos, segurança, e continuidade do trabalho de reconstrução das estradas. “2024 será um ano de grande desafio para as prefeituras, será necessário um replanejamento de gastos, em virtude da queda da arrecadação, e isso será um problema para todos os Municípios. Mas já estamos trabalhando para que isso não afete o cidadão. Em paralelo a esse cuidado, seguiremos oferecendo o serviço de qualidade na saúde, educação, segurança e entregando as obras do Hospital, escolas e pavimentações no interior”.

Alguns dos principais destaques do ano:

Educação: Ao todo, 23 obras de ampliação e reforma das escolas municipais. Foram feitas ações de reforço de segurança na rede de ensino e Treinamento em Segurança e Contenção de Agressores para os profissionais da educação. Criação do Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação. Material padronizado para os alunos.

Saúde: início do atendimento pediátrico no São Roque; reabertura do Centro de Referência em Saúde do Idoso; ampliação de atendimentos para UBSs e o uso das motolâncias do Samu para atendimento de urgência e emergência; inaguração do Te Acolhe; nova sede do Samu. Além disso, as obras de ampliação do Hospital Público seguem andamento.

Segurança: 144 câmeras instaladas em ruas e espaços públicos, incluindo 26 câmeras na UPA 24h. Foram mais de 6 mil abordagens, além do patrulhamento nas escolas.

Obras:  41 mutirões nos bairros aos sábados; Complexo Viário Zona Sul; pavimentação asfáltica no interior e na cidade; inauguração do Passeio Público, e do Portal do Vale dos Vinhedos; melhorias na Fundaparque; modernização da Via Gastronômica; em andamento as obras do Terminal de Passageiros Aeródromo; praça adaptada no bairro Progresso; praça no bairro Conceição; novas academias ao ar livre no São Rafael e UCS; muro de contenção no Vila Nova II; início do processo para despoluição do Lago Fasolo.

Turismo: o município recebeu quase 1,5 milhões de visitantes. Com intensa programação cultural, a cidade foi eleita pela Booking o destino brasileiro mais recomendado para tomar vinho nas férias.

Samupet/ Bento Pet: foram quase 1,3 mil animais castrados, 560 consultas e 406 atendimentos até outubro.

Desenvolvimento: Ao longo do ano, foram realizados três Mutirões do Trabalho com 1400 currículos preenchidos e a participação de 40 empresas. O Balcão de Oportunidades recebeu em torno de 150 currículos. Até setembro, foram atendidas 3.200 pessoas na Sala do Empreendedor.

Mobilidade: foram instaladas cerca de 3,5 mil lâmpadas LED na cidade. Foi implantando o vídeomonitoramento no cemitério central.

Esportes e Desenvolvimento Social: foram investidos mais de R$ 1,3 milhão no esporte através de três editais de chamamento. 70 atletas atendidos pelo Bolsa Atleta; mais de 7 mil crianças no contraturno escolar (indireta ou diretamente). Além de R$ 700 mil em Cota Patrocínio. As obras do campo do Ouro Verde estão em andamento.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

PG

 

 

error: Conteúdo Protegido