Pré-Conferências dão início a construção do Plano Municipal de Cultura 2026-2036

A Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural dão início, no dia 11 de setembro, às Pré-Conferências de Cultura, que vão preparar o terreno para a construção do Plano Municipal de Cultura 2026-2036.

Os encontros são momentos estratégicos de diálogo entre agentes culturais e sociedade civil, com o objetivo de levantar demandas, identificar potencialidades e apontar desafios da realidade cultural do município. Ao mesmo tempo, garantem uma qualificação do debate e a construção coletiva de propostas que irão nortear as políticas públicas para os próximos dez anos.

Segundo a presidente do Conselho, Daniela Sandrin Copat, “é um momento histórico, democrático e assertivo para fortalecer e dar continuidade às políticas públicas. O diálogo vai proporcionar a escuta ativa e a representatividade, reafirmando a participação social na elaboração de metas e estratégias”.

O secretário municipal de Cultura, Evandro Soares, também reforça a importância do processo: “Convocamos a nossa comunidade cultural e artística para participar e colaborar na construção das políticas públicas para os próximos dez anos. É de suma importância projetarmos as necessidades e atualizar, de acordo com o cenário presente, as diretrizes atendendo as dimensões simbólicas, econômicas, cidadãs e sustentáveis, elencando prioridades e ações para o desenvolvimento integral de nosso setor”.

Cada Pré-Conferência terá cerca de 3 horas de duração, sendo organizada em três etapas: uma exposição introdutória sobre legislação e instrumentos de gestão cultural; rodas de conversa ou grupos de trabalho, com diagnóstico e proposição de políticas públicas; sistematização das ideias e propostas, que serão encaminhadas para a Conferência Municipal de Cultura.

Os resultados obtidos formarão o documento-base a ser discutido de maneira ampliada durante a Conferência Municipal de Cultura, cuja data será anunciada em breve. A primeira Pré-Conferência acontece dia 11 de setembro, às 18h30, na Fundação Casa das Artes, com foco no segmento Culturas Populares, Étnicas e Tradicionais (Cultura Polonesa, Italiana, Alemã, entre outras). As inscrições já estão abertas e podem participar pessoas com 16 anos ou mais.