Termina na segunda-feira (6) o prazo para os eleitores que não votaram e não justificaram sua ausência nas três últimas eleições regularizarem seu cadastro perante a Justiça Eleitoral. No Rio Grande do Sul, 126.255 eleitores estavam nessa situação, quando foi aberto o período para a regularização do título eleitoral. Cada turno é considerado uma eleição.
Se não fizer a regularização, o eleitor terá seu título cancelado, ficando impedido, entre outras sanções, de obter carteira de identidade ou passaporte e participar de concursos públicos.
As listas contendo os nomes e os números dos títulos desses cidadãos estão disponíveis nos Cartórios Eleitorais e nas Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) e também podem ser consultadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para regularizar sua situação, o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral ou CAE de sua cidade e apresentar os seguintes documentos:
1. documento com foto que comprove sua identidade;
2. comprovante de residência atualizado;
3. comprovante de recolhimento de multa ou de dispensa de recolhimento.
A Justiça Eleitoral não envia por e-mail tais comunicados, por isso os eleitores devem ficar atentos, caso recebam mensagens nesse sentido.
Fonte: TRE-RS
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família