Com quase 96 anos, amparado por familiares, o pracinha bento-gonçalvense Francisco Pertile recebeu na manhã desta terça, 19, o início das homenagens ao sua participação na Segunda Guerra Mundial. Pela primeira vez no município, o nome e a história de um cidadão serão reverenciados durante a Semana da Pátria. Uma placa de condecoração foi entregue ao pracinha, que fez questão de agradecer a homenagem.
Há 72 anos, seu Pertile partia para a Europa, onde participaria de inúmeras batalhas ao lado da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Durante a solenidade, um vídeo com o próprio depoimento, contou um pouco do que o pracinha viveu, nos nove meses em que esteve no campo de guerra. “Perdi companheiros e ainda tive que ajudar a carregar seus corpos”, lembrou o ex-militar.
Bastante emocionada, a filha do homenageado, Roseli Pertile Possamai, agradeceu o respeito pelo pai, que a comunidade sempre demonstrou. Ela lembrou dos valores presentes na história de seu pai. “É no limite entre a vida e a morte que encontramos o sentido da vida”, disse em seu pronunciamento. “É muito bom ver que meu pai é respeitado por sua história e que pode ver e sentir essas homenagens”, completou Roseli, em entrevista à Rádio Difusora.
Francisco Pértile nasceu em 4 de dezembro de 1920 e entrou para o Serviço Militar no dia 4 de fevereiro de 1942. Serviu no 5° Regimento de Cavalaria, em Quaraí, Rio Grande do Sul. Acabou convocado para a Segunda Guerra Mundial, sendo, incialmente, transferido para o 11° Regimento de Infantaria, com sede em São João Del Rei, Minas Gerais. Lá, fez os treinamentos para, depois, embarcar para a Europa. A viagem começou no dia 4 de setembro de 1944. Entre as batalhas que participou, atuou na tomada de Monte Castelo.
“Nós o consideramos um herói”, resumiu o tenente coronel Lúcio Mauro Villote Moreira Guerra, comandante do 6°Batalhão de Comunicações (6º BCOM). “Seu Pértile é um exemplo que nossos soldados precisam conhecer”, completou.
A secretária municipal de Educação, Ieda Luchese Gava, salientou que Francisco Pértile é a história viva de um dos momentos mais importantes da humanidade. “Nossos estudantes e a crianças em geral, saberão quem é esse homem que lutou bravamente, mesmo sem saber se voltaria vivo da guerra”, enfatizou a secretária.
A Semana da Pátria é realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) e ocorre de 1 a 7 de setembro. O tema será ‘Ética e cidadania: atitudes que transformam’.
Clique nas imagens para ampliar:
Corede Serra mobiliza região para votar na Consulta Popular
IDENTIFICADO HOMEM QUE MORREU EM ACIDENTE COM TRATOR EM FARIA LEMOS, INTERIOR DE BENTO GONÇALVES
TRÂNSITO RETORNA AO SISTEMA TRADICIONAL DE COMBOIO NA BR 470, SERRA DAS ANTAS, ENTRE BENTO GONÇALVES E VERANÓPOLIS