Estação móvel de arte, sustentabilidade, cinema e cultura de paz. Estes são os princípios do Cinesolar que aporta na Praça CEU nesta quinta-feira, 8, a partir das 19h. O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável, a energia solar. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas.
O Cinesolar conta com dois carros equipados com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior dos veículos há cadeiras para o público, sistema de som, projeção e telão. A primeira unidade do Cinesolar é equipado com cabine de DJ com sistema de som para acompanhar as atividades. A segunda estação móvel de cinema, denominado Cinesolar Tupã, conta com um estúdio de TV.
Junto com a exibição de filmes, o Cinesolar realiza diversas atividades relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente como Oficinema Solar que tem o objetivo de discutir os problemas de sustentabilidade da região e introduzir aspectos básicos da linguagem audiovisual a partir da ideia da produção de “vídeo de bolso”. O resultado poderá ser conferido durante a sessão de cinema à noite e, também, ficará disponível no canal do projeto no You Tube. A oficina inicia às 14h30.
E às 16h, terá a palestra “O Cinema Brasileiro”, que tem foco na formação de platéia, onde o palestrante irá apresentar um breve panorama do Cinema Brasileiro, o avanço da tecnologia e o acesso à realização de produções independentes. Ambas as atividades, oficina e palestra, serão ministrada para turmas de alunos do município.
Completando a programação do Cinesolar em Bento Gonçalves, haverá duas sessões de cinema: uma de curtas-metragens infantis voltados para toda a família e a exibição do longa-metragem “Fala sério, mãe!”, com Larissa Manoela e Ingrid Guimaraens.
Fala sério, Mãe! – Sinopse
Ângela Cristina, mãe da adolescente Maria de Lourdes, precisa lidar com as dificuldades e delícias de guiar sua filha durante uma das fases mais complicadas da vida. Ela vive uma montanha-russa de emoções, medos e frustrações. Por outro lado, a filha Malu, como prefere ser chamada, também tem suas insatisfações. Dir. Pedro Vasconcelos
Tempo: 1h19min Classificação: 10 anos.
Serviço
Data: 08/11 – Quinta – feira
Atividades
Oficina de vídeo – 14h30 às 17h
Palestra: 16h às 17h
Sessões de Cinema
Curtas – 19h
Longa – 20h – Filme: “Fala sério, mãe!” – Dir. Pedro Vasconcelos Tempo: 1h19min Classificação: 10 anos
Local: Praça Céu (Centro de Esportes e Artes Unificadas)
Endereço: Rua Calisto Orestes Sganzerla, S/N, Bairro Ouro Verde
Local Fechado (em casa de chuva ou mal tempo): Praça Céu (Centro de Esportes e Artes Unificadas)
Endereço: Rua Calisto Orestes Sganzerla, S/N, Bairro Ouro Verde
Entrada Franca
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Imagens: Divulgação/Cinesolar/Crédito: Danilo Ramos
Natal nos Vinhedos inicia programação da terceira edição
Dom José Gislon – Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria
Homem morre em confronto com policial militar de folga em Caxias do Sul