O projeto de Parceria Público Privada (PPP) da Usina de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) foi apresentado nesta quinta-feira, 13, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, ao prefeito Sergio Ghignatti, secretários e assessores das pastas da Administração e do Meio Ambiente da cidade de Cachoeira do Sul.
O titular da pasta explicou a iniciativa a convite do secretário Municipal da Indústria e Comércio de Cachoeira, Ronaldo Tonet. Na ocasião, o Secretário destacou os benefícios que o projeto trará. “Bento Gonçalves produz, em média, 110 toneladas de lixo por dia, um grande problema que pode ser solucionado com a construção de usina energética de resíduos sólidos”, disse.
“A maioria das cidades precisa recolher, transportar e enviar seu lixo para um aterro sanitário em outro município, já que não possui área própria, e pagar caro por tudo isso” explica Sílvio Pasin. No caso de Bento, os materiais orgânicos são transportados por caminhões até o aterro sanitário de Minas do Leão, localizado a cerca de 180 quilômetros da cidade a um custo total superior a R$ 11 milhões por ano.
“Estimamos uma economia de R$ 250 mil por mês somente no transporte e destinação do lixo. Além disso, a usina criará novas oportunidades de trabalho e aumentará a receita municipal com a comercialização da energia gerada através da transformação dos resíduos em gás, combustível ou outras substâncias industrializadas”, afirmou Pasin.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Divulgação
Cinco mil pessoas prestigiam 3ª Festa Julina Solidária da Cooperativa Vinícola Aurora
Governo do Estado inicia trabalho de campo da batimetria no Guaíba
Próximo leilão do DetranRS oferta 611 veículos e sucatas