Adotar um pet é firmar um compromisso com uma vida. Além de gostar, é preciso ter um olhar constante de atenção e cuidados, e proporcionar um ambiente saudável, pois os animais também seus hábitos, fases de adaptação, entre outros direitos que são assegurados por lei. É preciso precisa saber como cuidar, principalmente em relação a sua saúde.
A Prefeitura, por meio de uma equipe multidisciplinar, envolvendo a Secretaria de Saúde, do Meio Ambiente, de Educação e o Gabinete da Primeira Dama, planejam sua retomada das atividades visando a conscientização e sensibilização. Assim, são desenvolvidas uma série de atividades sobre questões que envolvem o bem-estar animal e a adoção responsável inserido dentro de um contexto de Educação Ambiental na Comunidade Escolar.
A apresentação de palestras de forma lúdica, músicas, vídeos, teatros, gincanas e as demais atividades, objetivam demonstrar o compromisso ético de desenvolver e manter hábitos e posturas de promoção e preservação da saúde humana, do bem-estar animal e do meio ambiente como uma forma de promoção da saúde única.
A veterinária Renata Jornada salienta que boa parte dos animais destinados para a posse responsável são de abandono. Neste sentido, faz-se necessário sensibilizações.
“Educar e estimular uma postura e um olhar diferente sobre os animais pode diminuir o abandono, promover o bem-estar, reduzir a incidência de zoonoses entre outros tantos benefícios de uma convivência harmoniosa e a criação de laços afetivos com os animais”.
As atividades em ambiente escolar abordam temas como alimentação, controle da reprodução, prevenção de doenças, cuidados com os animais e com o ambiente, sempre compreendendo as necessidades e prioridades dos diferentes grupos sociais.
Além disso, o Projeto Posse Responsável estimula a adoção consciente e responsável, como Rafaela nos fala.
“Primeiramente pense a adoção a curto e longo prazo, pois o animal exige, além de carinho e atenção, um custo permanente, com alimentação e cuidados. Responsabilidade, comprometimento, atenção e amor são requisitos básicos para alguém que procura adotar um animal”.
Apontamos alguns cuidados básicos para os adotantes:
• Manter o animal adotado em boas condições de abrigo, higiene, alimentação, saúde e sem espaço físico que o possibilite se exercitar e que tenha a liberdade de expressar seu comportamento natural;
• Levar o animal periodicamente ao Médico veterinário para vacinação, vermifugação e qualquer outra possível intercorrência;
• Manter o animal em um local espaçoso com luz e entrada de ar suficiente;
• Dar alimentação adequada diariamente e manter os recipientes de água e comida higienizados e suficientemente cheios;
• Em hipótese alguma tratar o animal com violência física ou psicológica, ou abandoná-lo.
Bento Pet – Venha Adotar um Novo Amigo
No dia 30 de abril ocorre, na Via Del Vino, das 9h às 14h, Bento Pet – Venha Adotar um Novo Amigo. A ação tem o objetivo de apresentar os animais que estão para adoção e conscientizar a população sobre a posse responsável.
Os animais que integram a campanha de divulgação são o Dourado, Maitê e o Pacco. Eles foram recolhidos após setor de fiscalização atestar os maus tratos, e serem encaminhados para um lar temporário pelo Combea, e estarão para adoção na data, juntamente com outros cães e gatos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira