O portal integrado de serviços do governo do Estado rs.gov.br completa um ano nesta sexta-feira (6/11) com a marca de 55% dos serviços digitalizados. São mais de 230 demandas que o cidadão pode resolver de forma digital, acessando a plataforma a partir de seu computador, tablet ou telefone celular.
O projeto de transformação digital do governo do RS é liderado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) com apoio das vinculadas Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs). “Nosso objetivo é ampliar a disponibilidade de serviços públicos digitais na palma da mão dos gaúchos, facilitando a vida das pessoas e desburocratizando os processos”, resume o titular da SPGG, Claudio Gastal.
Incorporando a essência do poder público, que é a prestação de serviços, o rs.gov.br facilita o acesso atualmente a um total de 424 funcionalidades, e a meta é chegar a 100% de digitalização até o fim de 2022. “Fizemos muito neste primeiro ano de existência do portal: mapeamos os serviços prestados pelo Executivo, avançamos no plano de digitalização de cada órgão e entregamos cada vez mais serviços digitais aos cidadãos, para que ele possa resolver suas demandas sem sair de casa”, afirma o diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel.
Ao celebrar o seu primeiro aniversário, o rs.gov.br entrega novidades. A mais recente delas é a possibilidade de os correntistas do Banrisul acessarem os serviços da plataforma a partir dos dados bancários, dispensando-os de criar login e senha específicos para o portal. O IPE Saúde e o IPE Prev passam a realizar o agendamento para atendimento presencial por meio do rs.gov.br.
Os canais de atendimento digital também estão sendo reforçados, com a nova ferramenta de chat disponibilizada pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) para os serviços de intermediação de mão de obra e de encaminhamento de seguro-desemprego. Tudo isso compondo um mosaico de facilidades que inclui ainda carteira de identidade, Delegacia Online, questões relativas a veículos e habilitação e muitas outras.
Alguns dos serviços disponíveis:
- Carteira de identidade
- .Escola RS (Professor, Gestor e Estudante)
- Delegacia Online da Polícia Civil
- Alerta de furto/roubo de veículo
- Alvará de Folha Corrida
- Junta Digital (Registro Empresarial 100% pela internet)
- Recurso à Jari/DetranRS (recurso de infração de trânsito)
- Chamar 192-Samu
Alinhamento com o gov.br
A iniciativa gaúcha já nasceu alinhada aos preceitos do projeto federal gov.br. O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado a aderir à Rede Nacional de Governo Digital – Rede gov.br, ainda em abril de 2019. Essa medida garantiu, desde o começo, a união do fluxo de informações entre as administrações federal, estaduais e municipais e o compartilhamento de ferramentas e de soluções tecnológicas. E, desde março deste ano, o acesso aos serviços do RS pode ser feito por meio do login gov.br.
O rs.gov.br é um portal responsivo (adaptável a qualquer dispositivo, seja tablet, celular ou computador), que disponibiliza a carta de todos os serviços digitais em um mesmo ambiente. Nele, o cidadão – seja usuário de serviços, empreendedor ou servidor público – encontra em destaque uma barra de pesquisa e as demandas mais acessadas, entre outras funcionalidades. Segundo o diretor presidente da Procergs, José Antonio Leal, “o rs.gov.br é um marco no relacionamento entre o Estado e o cidadão gaúcho, posicionando o Estado como um grande hub digital focado em prestar serviços de qualidade e facilitar a vida das pessoas. A Procergs se orgulha de ser parceira do governo gaúcho nessa jornada”.
Neste ano, em que se tornou tão importante manter-se afastado de aglomerações e evitar ao máximo sair de casa, o rs.gov.br ganhou ainda mais relevância, na medida em que contribuiu para reduzir a circulação de pessoas nos órgãos públicos. Somente no período de março a setembro, o acesso aos serviços digitais do governo do Estado ultrapassou a marca de 30 milhões.
Foco no cidadão
O rs.gov.br encontra-se integrado a outras iniciativas do Executivo voltadas a atendimento ao cidadão, como DescomplicaRS e Consulta Popular. Essas iniciativas observam os aspectos determinados pelo Decreto da Política de Relacionamento do Estado com o Usuário, lançado em agosto com o objetivo de simplificar e desburocratizar o atendimento a cidadãos e empreendedores.
Dentre as novidades trazidas pelo decreto estão a necessidade de informação apenas de CPF, em substituição a outros documentos, em atendimentos; a diretriz para o agente público de presunção de boa-fé do usuário; a emissão de documentos (CNH, RG e identidade funcional) preferencialmente em meio eletrônico; e a prestação digital de serviços em portal integrado com login único.
O rs.gov.br trabalha em novas entregas para os próximos meses. O foco será oferecer ainda mais facilidade e conveniência para os cidadãos usuários de serviços públicos.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Foto: Divulgação/Governo do Estado
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