A Câmara Municipal de Bento Gonçalves passa a contar com mais uma ferramenta de acesso as informações do Poder Legislativo, o Portal Dados Abertos.
O movimento de Dados Abertos surgiu como uma demanda social para aumentar a transparência, a colaboração e a participação dos cidadãos nas políticas e ações de governo. Previsto na Lei Federal n° 12.527, de 18 de novembro de 2011; esta iniciativa já está em vigor na Casa por meio da Resolução nº 246 de 10 de setembro de 2018.
Segundo o presidente da Casa, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), esta plataforma facilitará para que grupos organizados, acadêmicos, entidades ou iniciativa privada cruzem informações de diversas fontes e desenvolvam aplicações e serviços que possam resolver demandas de grupos específicos da sociedade.
Os dados são considerados abertos, quando estão disponíveis em formato compreensível por máquina e que possam ser utilizados livremente, bem como, serem redistribuídos por e para qualquer pessoa. “A inclusão digital, a informatização dos procedimentos governamentais e a integração entre os diversos arquivos de dados públicos gera crescentes demandas da população por mais transparência e participação por meio das redes digitais, e a Câmara de Bento é uma das pioneiras no Estado a adotar essa postura” enfatiza Scussel.
Conforme a Resolução, a disponibilização dos dados será feita de forma gradativa, iniciando-se pelas Licitações e Contratos. Para conhecer o Portal acesse aqui.
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro