A Corsan instalou na Praça Achyles Mincarone, nas proximidades da Igreja São Bento, em Bento Gonçalves, um Ponto de Controle de Qualidade da Água (PCQ). Além de facilitar a coleta de amostras para testes de potabilidade feitos pela Companhia, o aparelho permite que os usuários acessem, diretamente do celular, os relatórios de qualidade de água, por meio de um QR Code. A estimativa é de que mais dois pontos sejam instalados na cidade nas próximas semanas.
Segundo o superintendente regional de relações institucionais, Lutero Cassol, os equipamentos estão sendo instalados em pontos estratégicos de municípios atendidos pela Companhia. “Além de servir para que nossos técnicos realizem a coleta da água e os testes, essa iniciativa também é uma ferramenta valiosa para que os consumidores possam verificar esses resultados. Essa ação reforça o compromisso da Corsan com a comunidade, assegurando o acesso contínuo e seguro às condições da água fornecida à população”, salienta.
Na região nordeste do estado, outros municípios também receberam os equipamentos. Em Garibaldi, o dispositivo foi colocado na rua Jacob Ely, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores. Em Carlos Barbosa, a instalação ocorreu no Parque da Estação, no cruzamento com a rua Antônio Adriano Guerra.
Transparência
Ao todo, a Corsan instalará 460 PCQs em pontos de grande circulação de pessoas em diversas cidades gaúchas, para ampliar o monitoramento e a transparência no controle de potabilidade da água. A iniciativa reforça o compromisso da empresa em garantir excelência nos serviços prestados a 6,5 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul.
Monitoramento
No Centro de Operações Integradas da Corsan (COI), os operadores acompanham, em tempo real, o tratamento de água em 317 municípios. Com dados integrados e automação avançada, o sistema permite a tomada imediata de decisões em casos de alertas.
A Célula de Qualidade do COI utiliza painéis especiais para monitorar parâmetros de controle em 164 Estações de Tratamento de Água (ETAs), 871 poços artesianos e 139 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Este modelo de gestão, inédito no Brasil, foi desenvolvido pelo Grupo Aegea (controlador da Corsan desde julho de 2023) e assegura precisão nos processos e confiança na entrega de água e no tratamento de esgoto.
Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação Social – Corsan
PG
Dom José Gislon – A Divina Misericórdia, renova a nossa vida
Corpo de papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior
Agricultura: distritos de Bento recebem ações que fortalece sua infraestrutura