As inscrições estão abertas e são gratuitas e as aulas serão ministradas pela artesã Angela Bissolotti
O Ponto de Cultura e Memória Vale dos Vinhedos, em Bento, está lançando para o mês de abril, a Oficina de Bordado em Papel. As aulas serão ministradas pela artesã Angela Bissolotti e as inscrições são gratuitas e ocorrem nos dias 05 e 26 de abril, no horário das 9h às 11h30. A oficina foi complementada com recursos da Lei Paulo Gustavo, nº 195/2022.
A ementa da oficina discorre que o bordado no papel é uma prática artística que combina a delicadeza do bordado com a versatilidade do papel. Essa técnica única transcende os limites tradicionais do bordado, introduzindo uma dimensão têxtil em uma superfície mais rígida.
De acordo com Angela, a técnica possibilita criar vínculos narrativas visuais, vinculando à cultura, do dia a dia, e a memória afetiva. “Pensamos em introduzir o bordado em papel como uma técnica que traz um novo olhar para as imagens, principalmente as fotos antigas das famílias. O bordado era uma das expressões utilizadas principalmente pelas mulheres para contarem suas histórias. Os panos com orações e versos bordados, flores e desenhos do cotidiano eram produzidos durante os filós e momentos de descontração e serviam como decoração”.
A realização da Oficina de Bordado em Papel é do Circolo Trentino di Bento Gonçalves e do Ponto de Cultura e Memória Vale dos Vinhedos.
Serviço
O que: Oficina de Bordado em Papel
E-mail para as inscrições: circolotrentinobento@gmail.com
WhatsApp para informações e inscrições: (54) 99142.7711
Datas: 05 e 26 de Abril de 2025.
Horário: 9h às 11h30
Fonte / foto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Universidade de Caxias do Sul forma a primeira turma da graduação em Viticultura e Enologia
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com vagas de estágio em diversas áreas e bolsas que podem chegar a R$ 1,5mil
Vale dos Vinhedos ganhará memorial para valorizar identidade local e pioneirismo na vitivinicultura