745 pessoas foram presas em todo o Brasil. No RS, a Polícia Civil gaúcha prendeu 57 pessoas
Nesta terça-feira (13), as Polícias Civis de todos os Estados do Brasil e Distrito Federal deflagraram, de forma conjunta e integrada, a Operação Anjos da Lei, visando ao combate ao tráfico de drogas na proximidade de escolas ou dentro delas. O Plano de Ação referente à Operação Anjos da Lei está inserido no escopo operacional do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC), promovendo e integrando o Sistema Único de Segurança Pública, coordenado pelo Ministério da Segurança Pública.
745 pessoas foram presas em todo o território nacional. Do total de prisões, 18 foragidos foram recapturados, 279 pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e outros crimes, 326 pessoas foram presas por mandado e 122 adolescentes foram apreendidos.
As ações aconteceram por meio de cumprimento de ordens de prisão, mandados de busca e apreensão, ações de rua com apuração de denúncias e eventuais prisões em flagrante.
Durante a ação, 394 armas foram apreendidas. Com relação às drogas apreendidas, estão 732 quilos de maconha, 36 quilos de cocaína, e 3,4 quilos de crack.
5.277 policiais participaram da operação, cumprindo 373 mandados de prisão e apreensão de adolescentes e 453 mandados de busca e apreensão, totalizando 826 ordens judiciais.
O nome Operação Anjos da Lei é referência ao filme de policiais que se infiltram em instituições de ensino e, também, à proteção às crianças que são anjos que merecem ser protegidos pela Lei.
Na Operação Anjos da Lei, segundo o presidente do CONCPC, Delegado Emerson Wendt, as Polícias Civis fazem uso de recursos tecnológicos disponíveis nas instituições que proporcionam agilidade tanto para o serviço de inteligência policial, quanto de investigação criminal, com a finalidade de efetuar a prisão de indivíduos responsáveis pelo tráfico de drogas na proximidade de escolas ou em seu interior.
380 escolas foram beneficiadas durante a Operação Anjos da Lei, que iniciou na parte da manhã e se estendeu até a noite de terça-feira.
Os números no RS
A Polícia Civil gaúcha prendeu 57 pessoas no RS durante a Operação Anjos da Lei. Destas prisões, um foragido foi capturado, 37 pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e outros crimes, 11 pessoas foram presas por mandado e oito adolescentes foram apreendidos.
Durante a ação 15 armas de fogo foram apreendidas, além de pouco mais de dois quilos de cocaína e 733 gramas de maconha apreendidas.
No RS a Polícia Civil participou da Operação Anjos da Lei por meio do Departamento de Polícia do Interior, Departamento de Polícia Metropolitana e Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico, empregando um efetivo de 635 policiais civis e beneficiando 17 escolas no estado.
Trabalho preventivo
Conforme Wendt, além das operações policiais, também é fundamental o trabalho preventivo junto ao público jovem. “O Programa Papo de Responsa é um Programa da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Polícia Civil do Rio de Janeiro e tem como público alvo de sua ação a interlocução com adolescentes e jovens.
A sua atuação se dá, principalmente, junto à escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, através de um diálogo descontraído feito por policiais civis com os alunos. O objetivo é falar sobre a prevenção às drogas, violência, bullying e o papel do policial na sociedade”, disse Wendt.
O Papo de Responsa também é desenvolvido no Espírito Santo.
No Rio Grande do Sul, em 2017 a média mensal de encontros do Programa Papo de Responsa foi superior a 22, alcançando o público total de 36.912 crianças e adolescentes no ano, com média mensal superior a 3.000.
Já em 2018, até o mês de setembro, foram mais de 1.050 encontros realizados, com média superior de 116 encontros mensais e média mensal de público de mais de 9.750 crianças e adolescentes, o que demonstra o crescimento do Programa no RS.
Fonte: Polícia Civil
HOMEM MORRE PRENSADO ENTRE DOIS CAMINHÕES, EM CASCA
BRIGADA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS COM MANDADO DE PRISÃO NO VILA NOVA, EM BENTO GONÇALVES
BRIGADA MILITAR PRENDE ESTRANGEIROS POR TRÁFICO DE DROGAS, EM SERAFINA CORRÊA