O Policial Militar Tabajara Barbosa, de 38 anos, do 3° Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3ºBPAT), som sede em Bento Gonçalves, concluiu a Instrução de Nivelamento de Conhecimento da Força Nacional de Segurança Pública, autarquia federal á que passa a fazer parte agora na prática.
Os profissionais capacitados nas instruções de Nivelamento de Conhecimento da Força Nacional de Segurança Pública, são enviados para as mais diversas missões, em todo o território nacional.
As 80ª e 81ª turmas de instrução entregaram nesta semana para a sociedade brasileira 177 policiais militares, oriundos de 15 estados e do Distrito Federal, prontos para atuarem em qualquer lugar do Brasil.
Foram quatro semanas de intensos treinamentos, com 174 horas aula, distribuídas em atividades teóricas e práticas, nas mais diversas áreas, como controle de distúrbios civis, armamento e tiro policial, instrumentos e técnicas de menor potencial ofensivo e e atendimentos pré-hospitalar tático, além de outras, ministradas pelos mais qualificados instrutores do Brasil, e palestrantes renomados que os deixaram preparados para tudo.
Antes dessa última etapa, Barbosa passou por outras, incluindo a prova de aptidão física, em que teve enorme destaque sendo o melhor classificado entre os brigadianos. Ele possui mais de 15 anos de Brigada Militar e vinha treinando por mais de uma ano antes de ser classificado para a Instrução de Nivelamento de Conhecimento da Força Nacional de Segurança Pública. Ele continua com vínculo com o Estado do rio Grande do Sul, mas cedido ao governo Federal. Nesta semana o soldado cumpre nesta semana um missão no estado no Pará.
Entenda o que é a Força Nacional, que pode ser solicitada pelos governadores
Inspirada no modelo da Organização das Nações Unidas (ONU) de intervenção para a paz, a Força Nacional de Segurança Pública foi criada por decreto em 2004, durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e constitui um programa de cooperação entre os estados brasileiros e o governo federal.
Segundo o Ministério da Justiça e da Segurança Pública, estrutura a qual está vinculada a Força Nacional, o propósito da iniciativa é auxiliar os entes federativos em “atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, à segurança das pessoas e do patrimônio, atuando também em situações de emergência e calamidades públicas”.
A Força Nacional não faz parte das Forças Armadas, e é composta por policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e profissionais de perícia dos estados. Ou seja, os integrantes da força não são funcionários do governo federal, mas agentes de segurança dos estados que são selecionados pela União e passam por cursos de instrução. Assim, esses agentes ficam à disposição do governo federal e podem ser cedidos por até dois anos.
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS