A Polícia Civil, em ação da Corregedoria-Geral de Polícia e Delegacia Regional de Lagoa Vermelha, deflagrou na manhã desta sexta-feira (07) a Operação Clean no combate a furto qualificado e peculato ocorrido na Delegacia de Polícia de Nova Prata em junho deste ano. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva naquela cidade. Na ação um policial civil e um homem envolvido nos fatos foram presos.
Segundo o Corregedor Geral, delegado Marcos Meirelles, no dia do crime, três indivíduos, contando com a facilitação proporcionada por um policial civil, adentraram ao prédio da Delegacia de Polícia de Nova Prata e efetuaram a subtração de diversos objetos que estavam apreendidos, causando graves prejuízos à persecução penal. “Desvios de condutas serão devidamente apurados. A comunidade possui importante papel na colaboração com a Polícia Civil, denunciando fatos criminosos que envolvam servidores da instituição. Também é importante ressaltar o apoio realizado por parte da Delegacia de Polícia Regional de Lagoa Vermelha e da Delegacia de Nova Prata durante o curso das investigações”, conta o Corregedor.
Para os delegados Antonio Lapis e Bruno Oliveira, da Delegacia de Feitos Especiais, o trabalho desenvolvido pela equipe de agentes e delegados da DFE/Cogepol reforça o valor da repressão qualificada. “Estas ações também corroboram para o conjunto probatório robusto de autoria e materialidade do delito”, afirmam os delegados.
A Polícia Civil reforça seu compromisso com a sociedade gaúcha em apurar fatos criminosos de forma hígida e imparcial, a fim de identificar e apontar os responsáveis, necessitando, como toda instituição pública, de um controle interno atuante e fortalecido, que é exercido através da Corregedoria Geral.
Para o Chefe de Polícia, Delegado Emerson Wendt, operações como esta são importantes para o fortalecimento da própria instituição Polícia Civil e promovem o bem para a sociedade.
Fonte: Cogepol
Foto: Delegacia/divulgação
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos