Vinte e dois agentes policiais, dois delegados e seis viaturas de Caxias do Sul; quatro agentes e uma viatura de Bento Gonçalves; quatro agentes e uma viatura de Carlos Barbosa e oito agentes e duas viaturas de Nova Petrópolis, da Polícia Civil, participaram de uma grande ação realizada em Alvorada, na Região Metropolitana, visando coibir o domínio de uma facção.
Denominada Operação Consórcio, a ação congregou 850 policiais, coordenados pela Delegacia de Homicídios de Alvorada. Além da organização criminosa armada, a atividade buscou apurar pontos de tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo de veículos, roubo a pedestre, homicídios, corrupção de menores, receptação, invasão de domicílio e lavagem de dinheiro.
Foram cumpridas 279 ordens judiciais, mandados de busca e apreensão e medidas restritivas em contas bancárias usadas para disfarçar a origem ilícita de recursos. As buscas foram realizadas em 146 apartamentos, a sede da associação de moradores do complexo, além de estabelecimentos comerciais.
A operação resulta de um trabalho que vem sendo realizado há cerca de 18 meses, com 125 linhas telefônicas sendo interceptadas, 1.800 telefonemas gravados e 1.200 transcritos para detalhar as articulações criminosas.
Conforme investigação da Delegacia de Homicídios de Alvorada, pelo menos 50 famílias foram expulsas pelos criminosos dos apartamentos em que viviam. A suspeita é de que o número seja ainda maior, porém, muitos moradores têm medo de registrar ocorrência.
Central de Jornalismo da Rádio Difusora
Fotos: Divulgação/Polícia Civil
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul