Polícia indicia 3 pessoas por acidente com ônibus da UFSM que deixou 7 mortos

Três pessoas foram indiciadas no inquérito sobre o acidente com um ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que matou sete pessoas e deixou outras 26 feridas na cidade de Imigrante, no Vale do Taquari, em dia 4 de abril. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, em Teutônia.
O trio foi responsabilizado por homicídio culposo, ou seja, quando não há intenção de matar, e por mais 21 lesões corporais, também de forma culposa.
De acordo com a Polícia Civil, foram indiciados o motorista, por não agir conforme os procedimentos de segurança na condução do coletivo, e o responsável pelo núcleo de transporte da UFSM, que estava encarregado de assegurar as condições do ônibus, cujo a última revisão geral teria ocorrido em 2023.
A terceira indiciada é uma representante da empresa que contratou o condutor. Segundo a polícia, seria responsabilidade dela assegurar que pessoas qualificadas ocupassem a função.
O delegado José Romaci Reis ouviu 40 pessoas no inquérito, que soma mais de mil páginas. De acordo com ele, um dos motivos do acidente foi o fato do motorista não ter freado o ônibus em uma descida.
Outro fator seria a falta de requisitos para a contratação de condutores, o que levou ao indiciamento da representante da empresa, que não costumava conferir se os profissionais tinham qualquer tipo de curso de transporte de passageiros.
Ainda segundo o delegado, havia desgaste em um dos freios traseiros do ônibus, o que levou ao indiciamento do funcionário da universidade. “As lonas de um freio do lado direito, na parte traseira do ônibus, estava praticamente gasta. Isso foi uma das causas do acidente. Nestas condições, seria muito difícil frear um veículo em movimento”, disse José Romaci Reis.
Na data da tragédia, o ônibus partiu de Santa Maria com 35 pessoas, entre professores e estudantes, que fariam uma visita técnica ao cactário Horst, em Imigrante. Entre os quilômetros 3 e 4 da RSC 453, por volta das 10h30min, o coletivo saiu da pista e acabou caindo em uma ribanceira com mais de 50 metros.
Correio do Povo
Foto: Cris Thomé
error: Conteúdo Protegido