Após 10 (dez) meses de Investigações, para apurar a negociação de armas e drogas pela internet, sobretudo por meio da utilização de aplicativos e redes sociais os policiais civis coordenados pelo Delegado Calderipe e Diretor de Investigações Delegado Mario Souza executaram a Operação Blindado.
A operação foi batizada de “Blindado” porque durante as negociações inclusive fuzis que podem perfurar blindagens foram apreendidos.
Foram utilizadas modernas técnicas de Investigação. As ações investigativas foram desenvolvidas em 3 (três) estados durante as investigações.
Ao longo das investigações, 36 armas foram apreendidas, sendo que todas haviam sido envolvidas em negociações virtuais. Também 41 (quarenta e um) suspeitos foram presos no decorrer das ações. E hoje mais 8 indivíduos, totalizando 49 suspeitos autuados.
Estão sendo cumpridos 41 mandados de prisão temporária e 56 mandados de busca e apreensão, ordens judiciais em 31 municípios diferentes do estado do Rio Grande do Sul
Criminosos em sistema prisional foram monitorados e juntamente com a SUSEPE hoje foram cumpridas ordens judiciais no Presídio de Montenegro.
Outra situações sigilosas estão ainda sendo apuradas.
A investigação por questões operacionais e de sigilo foi desenvolvida em duas grandes fases:
– primeira fase se desdobrou em 10 blocos de atividades;
– segunda fase no dia de hoje com a décima primeira ação (11)
Na data de hoje, 11ª etapa de operacionalização dos trabalhos, as buscas se concentram em Porto Alegre e Região Metropolitana.
Lista de municípios para cumprimento de mandados de busca:
– Porto Alegre
– Camaquã
– Campo Bom
– Canoas
– Charqueadas
– Feliz
– Gravataí
– Guaíba
– Ijuí
– Júlio de Castilhos
– Marquês de Souza
– Montenegro
– Mostardas
– Nova Santa Rita
– Novo Hamburgo
– Palmares do Sul
– Santa Maria
– São Leopoldo
– São Sebastião do Caí
– Sapiranga
– Sapucaia do Sul
– Tramandaí
– Triunfo
– Venâncio Aires
– Viamão
– Xangri-Lá
– Mostardas
– Alvorada
– Gravataí
– Alto Feliz
– Santo Ângelo
– Parobé
O Delegado Calderipe afirmou que o trabalho foi planejado e desenvolvido de modo a priorizar a eficácia das ações. Isso garantiu praticamente 100% de positividade nos mandados.
Os presos serão encaminhados ao sistema prisional
O Diretor de Investigações do DENARC Delegado Mario Souza afirma que: “as investigações começaram em um monitoramento de uma quadrilha de criminosos e a partir disso foi detectado que pessoas sem antecedentes também negocivam drogas e armas, em uma espécie de feira virtual pela internet, via aplicativo.” E afirmou que “os criminosos acreditavam que poderiam ficar impunes no aplicativo e não ficam, pois a Polícia Civil monitora constantemente essas ações”.
Por fim, Souza complementa que: “segundo as investigações, mais de 300 grupos foram monitorados em quase um ano de Investigações”.
Fonte e fotos: Polícia Civil
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento