Na última quinta-feira, dia 14, a 1ª Delegacia de Polícia (1ªDP) de Bento Gonçalves, através da Seção de Investigação, sob a coordenação da Delegada Titular, Raquel Machado Peixoto, desencadeou a Operação Mampituba II e prendeu oito pessoas (anteriormente, presidiram o Inquérito Policial os Delegados Fernando Cruz Alexandre e Ederson Bilhan).
A ação contou o apoio de 438 Policiais Civis (246 da PC/RS, 8 da CORE PC/RS, 144 da PC/SC e 40 da PC/SP), para o cuprimento de 114 Mandados de Busca e Apreensão (em 11 cidades gaúchas, 5 catarinenses e 5 paulistas); visando colher elementos de prova da prática dos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas, porte ilegal de arma e munições e “lavagem” e ocultação de bens e valores.
Ao todo, foram investigadas cerca de 46 pessoas, que tiveram suas prisões preventivas e temporárias indeferidas pela justiça. Em apenas 6 meses, 12 investigados movimentaram R$7.859.000,00. Desta quantia, a maioria, dizia respeito ao comércio ilícito de drogas como cocaína, skunk, maconha “prensada”, ecstasy, entre outras substâncias sintéticas.
Os narcotraficantes possuiam operadores financeiros, “mulas” com automóveis próprios, mulheres que viajavam de ônibus e em carros de aplicativos com malas cheias de drogas e que eram chamadas de “atletas”. Como se não bastasse, mantinham escondedouros de drogas em diversas cidades gaúchas e catarinenses, e disponham de um complexo esquema de compra, venda e distruição de entorpecentes para vários Estados do país, como RS, SC, PR, SP, DF, RJ e PE.
Estão sendo analisados indícios de aquisição de bens móveis e imóveis, bem como de ativos virtuais, como forma de “lavar” o dinheiro proveniente da narcotraficância.
Ao longo da primeira fase da investigação, denominada Operação Mampituba I, foram cumpridos 30 MBA’s no RS e SC em março de 2024, resultando no encontro de um “laboratório” de fabricação de ecstasy na cidade de Palhoça/SC. Três pessoas restaram presas no município catarinense. Outras duas em Torres/RS, com ecstasy, maconha e cocaína.
No total, foram apreendidos os seguintes objetos lícitos e ilícitos:
– Veículos, dinheiro em espécie, diversas balanças, celulares, documentos, máquina automática de fabricação de comprimidos;
– 450 g de skunk
– 4.904 comprimidos de ecstasy
– 48 kg de drogas sintéticas e insumos para o fabrico
– 2,7 kg de Cocaína
Já nesta segunda fase foram apreendidos os seguintes materiais:
– 23 telefones celulares
– 1 automóvel
– 4 notebooks
– 1 CPU – computador
– R$16.266,00 em dinheiro
– 5 balanças de precisão
– 63 cartuchos de arma de fogo de diversos calibres
– 3 armas de fogo
– Crack: 1g
– Skunk: 81,7g
– Haxixe: 261g
– Maconha: 881g
– Cocaína: 1.735g
Fonte/foto: Polícia Civil
Mutirão do Emprego reúne mais de 300 pessoas na Via del Vino com destaque para vagas 50+
Plano Safra Sicredi Serrana: crédito para investir no seu agronegócio.
Mulher fica ferida em acidente no centro de Bento Gonçalves