Polícia Civil inaugura a “Sala das Margaridas” em Bento

A Polícia Civil inaugurou, nesta terça-feira, dia 30, em Bento Gonçalves, a “Sala das Margaridas” na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). O espaço, dedicado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência, tem como objetivo criar um ambiente mais humanizado e acolhedor para elas, bem como, garantir a privacidade das vítimas para o relato das situações de violência.

Emocionada, a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Deise Salton Brancher Ruschel, ressaltou a importância do novo espaço “a Polícia Civil e todos o órgãos de segurança se engajaram durante a pandemia para oferecer às mulheres alternativas diante da impossibilidade de sair de casa por diversos fatores. Nós ampliamos a delegacia online, os canais de denúncia, mas agora percebemos que as mulheres estão tendo mais condições de ir até a

A delegada ainda informou que o estado possui mais de 80 feminicídios consumados e mais de 300 tentativas em 2021, o que reforça a importância do registro das ocorrências por parte das vítimas, “mais de 90% dessas mulheres mortas no ambiente familiar e doméstico não tinham medidas protetivas válidas, algumas sequer ocorrência “.

Deise finalizou pedindo para que as mulheres acreditem no trabalho da Polícia Civil e procurem a delegacia “acreditem no trabalho que nós estamos nos esforçando para fazer cada vez melhor”. Estiveram presentes no evento diversas lideranças da Polícia Civil, entre elas delegados regionais, representantes do estado, entre outros.

A Sala das Margaridas é uma das principais políticas públicas da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O espaço é exclusivo para atendimento e acolhimento das vítimas e filhos, para registro das ocorrências policiais, do pedido de medidas protetivas e das ações pertinentes a aplicação da Lei Maria da Penha

Central de Jornalismo / Unidade Móvel Difusora

(KPJ)

error: Conteúdo Protegido