Mais 97 fuzis modelo Taurus T4 calibre 5.56mm e T4A1 calibre 45mm e 103 submetralhadoras modelo Taurus calibre 9mm vão se juntar ao arsenal da Polícia Civil gaúcha no combate à criminalidade. A entrega simbólica do armamento ocorreu nesta quinta-feira (3), no Palácio Piratini, em uma cerimônia que celebrou os 179 anos da Polícia Civil no estado.
O evento foi transmitido pelo canal da Polícia Civil no Youtube, como forma de evitar aglomerações, uma vez que a Instituição tem seguido as determinações impostas pelo novo decreto governamental que quer diminuir o número de infecções pelo Coronavírus.
Do total de fuzis, 91 serão destinados, prioritariamente, às Delegacias de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, Delegacias de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Dracos) e ao Serviço de Apoio Aéreo (SAA) da Instituição. “As armas serão distribuídas atendendo às necessidades apontadas pelos órgãos policiais por meio do Banco de Demandas. Foi através desse sistema, aliás, que a Polícia Civil planejou, ainda no ano passado, os investimentos para 2020, o que incluiu a aquisição dos fuzis”, afirma a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor.
Os 6 fuzis restantes, esses adquiridos com doações recebidas de órgãos externos, tinham destino certo desde o início. Com ajuda do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Teutônia, dois serão destinados à Delegacia de Polícia local; já o Consepro de Marau, no litoral gaúcho, conseguiu três para a DP da cidade. Por fim, o Ministério Público destinou verba para compra de um fuzil para a Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon), que está localizada na Capital e é vinculada ao Deic.
Já das 103 submetralhadoras, 75 serão destinadas à Divisão de Armas, Munições e Explosivos (Dame), do Departamento de Administração Policial (DAP). Essas foram adquiridas com R$ 330.457,50, oriundos do FESP – Plano de Investimento/2019. Outras 25 unidades, adquiridas para contemplados pela Consulta Popular 2018/2019, serão distribuídas entre vários órgãos da Instituição. As três últimas unidades serão para as Delegacias de Polícia de Cidreira e de Balneário Pinhal (2) e para a Draco de Lajeado. O trio de submetralhadora foi adquirido com recursos do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público e Poder Judiciário Lajeado.
Fuzil
Ideal para o uso militar e policial, o fuzil Taurus T4 é baseado na plataforma M4/M16, amplamente empregada pelas forças militares em todo o mundo e, principalmente pelos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), por ser considerada uma arma extremamente confiável, leve, de fácil emprego e manutenção.
Submetralhadoras
As submetralhadoras Taurus são armas leves, de fácil manejo e confortáveis para o uso. Ideais para o uso em policial em operações urbanas, aliam ostensividade e versatilidade.
Fonte e foto: Polícia Civil
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves nessa sexta-feira, dia 29
Bento: ouvidoria passa contar com novo número de atendimento
Alunos da EMI Mamãe Coruja concluem o curso de pequenos agentes