A Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI) realizou durante toda a semana (18 a22) ações coordenadas e integradas entre as Delegacias de Homicídios da Capital, Região Metropolitana e no interior. Foram presas 13 pessoas suspeitas de homicídios ou crimes relacionados e localizadas mais de 150 pessoas que constavam como desaparecidas.
Segundo a delegada Luciana Smith, titular da 5ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (5ªDPHPP/DHPP) prendeu nessa quinta-feira (21), no bairro Mario Quintana, na Capital, homem suspeito de tráfico de drogas. “Com ele foram apreendidas porções de cocaína, crack, insumos para comercialização e munições de calibres diversos. A zona norte de Porto Alegre é uma área extremamente conflagrada com altos índices de violência, fazendo limite com a cidade de Alvorada”, comentou a delegada.
Em ação da Delegacia Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Alvorada, houve a prisão de indivíduo por tráfico de drogas e apreensão de diversas porções de cocaína, maconha e crack. “Existe muita relação entre as mortes violentas e a traficância. As disputas pelos pontos de tráfico sempre geram um aumento do número de homicídios, exigindo das instituições de segurança pública ações integradas para a repressão de crimes”, ressalta o delegado Edimar Machado, titular da DHPP de Alvorada.
No município de Viamão, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa realizou ação de repressão a homicídio ocorrido nessa quarta-feira (20). “Os policiais foram acionados para atender um homicídio consumado ocorrido em um bar da cidade. Na investigação preliminar, o autor do fato foi identificado e a equipe trabalhou ininterruptamente até prender o suspeito em flagrante”, ressalta a delegada Caroline Jacobs, titular da DHPP de Viamão. O suspeito foi preso em flagrante nessa quinta-feira (21) por homicídio consumado. “Um trabalho de investigação preliminar do local de crime bem realizado permitiu a prisão do suspeito quase que imediatamente após o evento e uma resposta rápida para a comunidade diante da gravidade da situação”, acrescentou a delegada.
O delegado Paulo Grillo, Diretor do DHPP, enalteceu a integração dos trabalhos operacionais entre todas as DHPPs do Estado.
O Diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Fábio Motta Lopes, refere que existe a necessidade de atuação em conjunta para fazer frente a criminalidade organizada e violenta.
O Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Fernando Sodré, elogiou o trabalho qualificado realizado pelos policiais que atuam na repressão qualificada aos crimes contra à vida, informando que inclusive houve a convocação de policiais das DHPPs para reforçar as investigações no litoral durante a Operação Verão nas cidades com maiores índices de violência.
Larissa Marafiga
Confira as orientações para o Enem 2024
Consulado da Itália convoca requerentes de cidadania para agendar atendimento
Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 127 milhões