A Polícia Civil através da Delegacia de Polícia de Carlos Barbosa, sob a supervisão do Delegado Ferrugem, com apoio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Inspetoria Veterinária) e da ARPA – Fiscalização Ambiental, cumpriu mandado de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira, dia 17, em uma residência localizada no Bairro Aparecida.
No local foram encontrados inúmeros pássaros silvestres presos em gaiolas, em precárias condições de higiene e tratamento. O proprietário da residência, um homem de 51 anos, não se encontrava no imóvel. A ação policial se deu em decorrência de denúncia recebida pela SEAPDR, referindo possível local de abate clandestino de suínos, sendo encaminhada representação ao Poder Judiciário pela expedição de mandado de busca e apreensão.
No local foi encontrada, em pleno funcionamento, uma fábrica clandestina de alimentos embutidos, sem qualquer alvará, licença e/ou autorização do serviço de inspeção sanitária, chamando a atenção as péssimas condições insalubres, grande quantidade de carnes impróprias para o consumo e também considerável quantidade de alimentos já produzidos e prontos para a comercialização.
Além dos animais silvestres, toda a carne “in natura” e os alimentos já produzidos restaram apreendidos, sendo encaminhados para inutilização. Os equipamentos e maquinários que se encontravam nas instalações, bem como um veículo que era utilizado para o transporte dos animais abatidos para a produção criminosa também foram apreendidos.
Na parte da tarde, foi identificado o local do abate clandestino dos animais, situado em área rural próxima à cidade.
O proprietário responderá criminalmente por crimes contra a saúde pública, contra as relações de consumo e também crimes ambientais contra a fauna, além das autuações (multas) administrativas a serem impostas.
Fonte e foto: Polícia Civil
(KPJ)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves