Durante o mês de março, quando é comemorado o dia internacional da mulher, 132 pessoas foram presas por crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher no Estado do Rio Grande do Sul. A maior parte dos indivíduos foi presa preventivamente ou em flagrante.
Entre as diversas ações realizadas pela Polícia Civil no mês de março, destaca-se a Operação Gaia, deflagrada no dia 20, pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Alegre. Na ocasião, cinco pessoas foram presas e 28 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Alegre e Alvorada, no combate aos crimes de feminicídio e descumprimentos de medidas protetivas de urgência. “O número de prisões, além de ter uma representatividade é o resultado do trabalho qualificado das investigações da Polícia Civil. E nestes delitos o percentual de elucidação da Polícia Civil chega a 100%.” – salienta o Chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt.
Segundo a delegada Tatiana Bastos, titular da Deam de Porto Alegre, os principais crimes registrados contra a mulher são a lesão corporal, ameaça, crimes contra a honra, estupro, contravenções de vias de fato e perturbação da tranqüilidade. “A agressão contra a mulher é o crime mais democrático que existe, pois atinge toda a sociedade, independente da classe social, e o silêncio é o maior cúmplice da violência”, salientou a delegada.
Para a delegada Adriana Regina da Costa, diretora do Departamento para a Criança e o Adolescente (Deca), a intenção da divulgação de tais ações é ressaltar a importância da legislação para a população. Precisamos promover as condições para que as mulheres denunciem os agressores, não tendo medo. Assim, ações como essas demonstram o trabalho desenvolvido pela Polícia Civil, fazendo com que as vítimas não se sintam desamparadas pelo Estado e sociedade – acrescenta Adriana.
Fonte e foto: Polícia Civil
Brigada Militar prende dupla por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas em Garibaldi
Lançada primeira rodada exclusiva de conciliação de precatórios na Justiça do Trabalho gaúcha
Eduardo Leite encerra Fórum de Competitividade em Caxias do Sul destacando avanços do Estado na área