A Polícia Civil realizou na manhã desta quinta-feira, dia 12, uma grande operação para desmantelar uma quadrilha que aplicava o chamado “golpe dos nudes”, em Bento Gonçalves, na região e em outros estados, lesando diversa vítimas nos últimos meses.
Participaram da ação policiais civis da 1ª e 2ª Delegacias de Polícia, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Delegacia de Crimes Cibernéticos (DEIC) de Porto Alegre, Delegacias de Carlos Barbosa e Garibaldi, além de agentes dos estados de São Paulo e Goiás.
Cinco pessoas foram presas, sendo quatro homens e uma mulher, em cumprimentos de mandados Prisão e de Busca e apreensão, nos bairros, Ouro Verde, Imigrante, Licorsul, Centro e no Vale dos Vinhedos. Além disso ainda foram apreendidos diversos materiais como celulares e notebooks. Os presos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e posterior a Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, onde ficarão a disposição da Justiça.
O golpe
O chamado “golpe dos nudes” tem como alvo homens, geralmente casados, que são atraídos pela rede social Facebook. Os criminosos criam perfis falsos com fotos de mulheres e adicionam as vítimas. Posterior iniciam uma conversa, inicialmente na rede social que logo vai para o aplicativo WhatsApp, onde o criminoso se passando por mulher, envia fotos íntimas, e posterior faz com que as vítimas também encaminhem fotos.
A partir daí inicia a extorsão. A vítima começa a receber contato de supostos familiares dizendo que a mulher seria menor de idade e que o mesmo teria cometido crime de estupro de vulnerável, exigindo que a vítima pague para não ter as fotos vazadas, ou em outros casos, para que o suposto familiar não denuncie na polícia. Em alguns casos a vítima recebe a ligação de supostos policias e delegados. O nome do delegado Álvaro Pacheco Becker, recentemente foi usado em golpes aplicados na região.
Central de Jornalismo / Unidade Móvel Difusora
(KPJ)
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor