Foi deflagrada na sexta-feira, dia 29, na cidade de Bom Jesus e região, a Operação Casa Branca I , que visa combater o crime de abigeato. Devido ao crescente número de crimes rurais na região, em especial o de abigeato, a Delegacia de Bom Jesus vem realizado investigações para combater esse tipo de crime.
No último dia 26, um proprietário procurou a Delegacia para noticiar que 11 vacas e 8 terneiros avaliados em R$ 100 mil foram subtraídos da sua propriedade. De imediato foram iniciadas as investigações de campo e por meios eletrônicos visando recuperar os animais antes que fossem abatidos.
Nesta sexta, após angariar elementos de informações contundentes a Polícia Civil deslocou até a zona Rural limítrofe entre os municípios de Jaquirana/RS e São Francisco do Paula/RS, onde informações davam conta de que o gado subtraído estava escondido em uma propriedade naquela localidade.
Após diligências e monitoramento velado, a equipe policial realizou a abordagem em um caminhão de transporte de carga viva, e foi localizada parte dos animais subtraídos. Durante a abordagem, foi interpelado o motorista do veículo, que disse que foi apenas contratado para realizar apenas um “frete”, afirmando que o restante dos animais estava em outra propriedade no interior daquele município de Jaquirana/RS.
De imediato a equipe policial deslocou até o local indicado, feita a ação policial, e localizado o restante dos animais, recuperando assim todos os animais subtraídos. Diante os fatos, foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante em desfavor do receptador de aninais e conduzido para o presídio de Vacaria/RS, onde permanece à disposição da justiça.
A operação teve importante participação do proprietário dos animais, que acompanhou as diligências, reconheceu e comprovou a propriedade dos animais apreendidos durante a ação policial. Após os procedimentos de Polícia Judiciária, os animais foram restituídos para o proprietário. Essa foi à segunda ação de recuperação de animais subtraídos bem sucedida efetivada pela Delegacia de Bom Jesus/RS. A operação foi coordenada pelo Delegado Ancelmo Camargo, Titular da Delegacia de Bom Jesus/RS.
Fonte e fotos: Polícia Civil Bom Jesus
(KPJ)
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor