Os agentes da Polícia Civil da delegacia de polícia de Osório, litoral norte gaúcho, realizaram na madrugada desta sexta-feira (14/07/23) operação policial, visando reprimir crimes de roubo a estabelecimento comercial e extorsão, praticados em Osório. Na ação policial foram cumpridas diversas medidas cautelares judiciais, e 04 pessoas foram presas, após 03 meses de investigações qualificadas.
Segundo o delegado João Henrique Gomes de Almeida, responsável pelos expedientes da delegacia de polícia de Osório, em meados do mês de abril do presente ano, um estabelecimento comercial foi alvo de criminosos, com uso de arma de fogo, oportunidade em que foram subtraídos das vítimas valores em dinheiro, aparelhos celulares e objetos pessoais, realizadas também transferências PIXs, mediante grave ameaça e violência. Após a prática do roubo, as vítimas começaram a ser extorquidas pessoalmente e por meio de ligações telefônicas pelos criminosos, que exigiam mais dinheiro. A partir do registro policial, uma equipe da Polícia Civil foi designada, tendo realizado diversas diligências policiais, durante cerca de 03 meses, inclusive com utilização de inteligência policial e com ferramentas qualificadas, que resultaram nessa primeira fase, com o cumprimento de diversas medidas cautelares.
Segundo o delegado Gomes, na ação policial de hoje foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Osório, Torres, Carlos Barbosa e Venâncio Aires, inclusive no interior de presídios; cumpridos mandados de prisão preventiva e temporária; bloqueio/indisponibilidade de diversas contas bancárias, via Poder Judiciário, as quais eram usadas para movimentação dos valores pelo grupo criminoso.
Nessa primeira fase, 04 pessoas foram presas, uma arma de fogo e munições, diversos aparelhos celulares e apetrechos, anotações, cartões bancários foram apreendidos, os quais serão necessários para a continuidade das investigações. Cerca de 30 policiais civis e penais participaram da operação policial, com 05 viaturas, contando com apoio dos policiais civis das delegacias de Torres, Imbé e Carlos Barbosa e de policiais penais dos presídios de Torres e Venâncio Aires.
Ainda segundo o delegado Gomes, acredita-se que a operação certamente terá desdobramentos, visto que os elementos apreendidos e coletados nessa primeira fase já dão suporte para novas ações.
Fonte e foto: Polícia Civil
Unidade Móvel Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor