Polícia Civil apreende armas, carcaças e animais silvestres em dois Lajeados e Guaporé

A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou, na tarde desta segunda-feira (10) e manhã desta terça-feira (11), a Operação Animalia, com o objetivo de reprimir a prática dos crimes de caça ilegal de animais silvestres, condutas ligadas à porte e posse ilegal de armas de fogo, além da criação ilegal de pássaros silvestres nos municípios de Dois Lajeados e Guaporé.

A ação foi realizada pela Delegacia Especializada de Proteção e Defesa do Meio Ambiente (Dema), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de três armas de fogo longas e uma arma de pressão utilizadas na caça ilegal de animais silvestres. Além disso, munições de variados calibres, dois silenciadores, diversas carcaças de animais silvestres, oriundas de caça ilegal, dois pássaros silvestres, dois jabutis e uma coleira antilatido.

Segundo a Delegada Sámieh Bahjat Saleh, a investigação teve início em março de 20223 a partir de denúncias de caça de animais silvestres, pesca ilegal e criação de diversos pássaros sem autorização legal.

Os investigados poderão responder pelos crimes previstos nos artigos 29 da Lei 9.605/98, com penas de detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e multa, além dos crimes previstos na Lei nº 10.826/2003.

A ação contou com o apoio da Associação Rio Grandense de Proteção Animal e Meio Ambiente- ARPA. Os animais apreendidos posteriormente serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do
IBAMA.

Qualquer pessoa pode denunciar eventual criação ilegal e caça de animais silvestres nos canais de denúncia anônima da PCRS:

WhatsApp da PCRS – (51) 984440606 e 0800-5102828

Fonte e fotos: Polícia Civil

Unidade Móvel Difusora

error: Conteúdo Protegido