Podcast “Uma década de curar e reconstruir” inicia entrevistas sobre a Lei do Programa de Pacificação Restaurativa de Bento

Episódios serão disponibilizados a partir de maio no YouTube da Secretaria de Educação

Nesta segunda-feira (28), a Central de Orientação Restaurativa Escolar iniciou as gravações sobre os 10 anos da Lei Municipal Nº 5.997 que instituiu o programa de pacificação restaurativa em Bento Gonçalves. Intitulado “Uma década de curar e reconstruir” e integrando o SMEDCast, da Secretaria de Educação, as orientadoras educacionais, instrutoras e facilitadoras do Círculos de Construção de Paz, Marlisete Alessi e Vanise Maconi, estão realizando entrevistas com profissionais que auxiliaram na concretização do programa em Bento Gonçalves.

Neste percurso, destaca-se o ex-prefeito e atual Deputado Estadual Guilherme Rech Pasin, o Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira o promotor Élcio Resmini, as promotoras Carmem Lúcia Garcia e Lisiane Messerchmidt Rubin, ex-Secretárias de Educação, Iraci Luchese Vasques e Adriane Zorzi e a atual Andreza Peruzzo, o Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Virissimo, a ex-coordenadora da CORES, Janete Ziero, diretoras e orientadoras educacionais das escolas. De 2015 a 2025, tem-se um percurso de desafios e sucessos, tendo como base estruturante a metodologia da escuta empática e do diálogo, num processo de sanar os conflitos, respeitando as particularidades e os limites do outro, reparação de danos e reconstrução de relações.

Marlisete fala sobre de como esses dez foram possíveis graças ao empenho e dedicação de profissionais que acreditaram e acreditam no propósito da Justiça Restaurativa. “É um legado construído por muitos, por meio de cursos, formações, facilitadores. É um trabalho de prevenção e de conexão que modificou escolas, famílias, de construção leve, claro e afetuoso. Estamos há uma década estamos promovendo a cura e a paz em Bento Gonçalves. Acreditamos que todos nós criamos uma base sólida de resolução de conflitos”, enfatiza.

Por meio das entrevistas, desvelam-se histórias restaurativas, da promoção da paz e da reconciliação. A orientadora educacional da EMEF Tancredo de Almeida Neves, Vera Lúcia Sfredo, fala sobre o impacto positivo na realidade escolar “ Quando conheci esse trabalho, fiquei encantada, pois você consegue trabalhar o todo, uma turma de 20, 30 alunos, num momento só. a gente consegue trabalhar valores para a prevenção e/ou solução de conflitos através da comunicação não violenta”.

Janete Ziero relembra do início dos trabalhos da Justiça Restaurativa no município. “Conheci a proposta da Justiça Restaurativa em 2013 através da Educare, já em 2104 participei de uma formação para facilitadores da Ajuris. Surge então o desejo de levar este conhecimento para a Secretária de Educação e pensar na possibilidade de levar às escolas através das Orientadoras Educacionais. E assim foi feito. Iniciamos, na SMED, encontros mensais realizando os Círculos de Construção de Paz para que elas participassem e, posteriormente, realizá-los nas escolas, respeitando sempre as Diretrizes que o conduzem”.

Vale ressatar que no final de março, a CORES foi agraciada pelo Prêmio MPRS 2025, na Categoria Município pelo projeto Projeto “Busca Ativa Dialógica como Enfrentamento à Evasão Escolar”.

O SMEDCast “Uma década de curar e reconstruir” será divulgado, mensalmente, a partir de maio no YouTube da Secretaria de Educação.

Foto/Crédito: Eldo Dorneles Júnior

Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Bento Gonçalves

error: Conteúdo Protegido