Episódios serão disponibilizados a partir de maio no YouTube da Secretaria de Educação
Nesta segunda-feira (28), a Central de Orientação Restaurativa Escolar iniciou as gravações sobre os 10 anos da Lei Municipal Nº 5.997 que instituiu o programa de pacificação restaurativa em Bento Gonçalves. Intitulado “Uma década de curar e reconstruir” e integrando o SMEDCast, da Secretaria de Educação, as orientadoras educacionais, instrutoras e facilitadoras do Círculos de Construção de Paz, Marlisete Alessi e Vanise Maconi, estão realizando entrevistas com profissionais que auxiliaram na concretização do programa em Bento Gonçalves.
Neste percurso, destaca-se o ex-prefeito e atual Deputado Estadual Guilherme Rech Pasin, o Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira o promotor Élcio Resmini, as promotoras Carmem Lúcia Garcia e Lisiane Messerchmidt Rubin, ex-Secretárias de Educação, Iraci Luchese Vasques e Adriane Zorzi e a atual Andreza Peruzzo, o Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Virissimo, a ex-coordenadora da CORES, Janete Ziero, diretoras e orientadoras educacionais das escolas. De 2015 a 2025, tem-se um percurso de desafios e sucessos, tendo como base estruturante a metodologia da escuta empática e do diálogo, num processo de sanar os conflitos, respeitando as particularidades e os limites do outro, reparação de danos e reconstrução de relações.
Marlisete fala sobre de como esses dez foram possíveis graças ao empenho e dedicação de profissionais que acreditaram e acreditam no propósito da Justiça Restaurativa. “É um legado construído por muitos, por meio de cursos, formações, facilitadores. É um trabalho de prevenção e de conexão que modificou escolas, famílias, de construção leve, claro e afetuoso. Estamos há uma década estamos promovendo a cura e a paz em Bento Gonçalves. Acreditamos que todos nós criamos uma base sólida de resolução de conflitos”, enfatiza.
Por meio das entrevistas, desvelam-se histórias restaurativas, da promoção da paz e da reconciliação. A orientadora educacional da EMEF Tancredo de Almeida Neves, Vera Lúcia Sfredo, fala sobre o impacto positivo na realidade escolar “ Quando conheci esse trabalho, fiquei encantada, pois você consegue trabalhar o todo, uma turma de 20, 30 alunos, num momento só. a gente consegue trabalhar valores para a prevenção e/ou solução de conflitos através da comunicação não violenta”.
Janete Ziero relembra do início dos trabalhos da Justiça Restaurativa no município. “Conheci a proposta da Justiça Restaurativa em 2013 através da Educare, já em 2104 participei de uma formação para facilitadores da Ajuris. Surge então o desejo de levar este conhecimento para a Secretária de Educação e pensar na possibilidade de levar às escolas através das Orientadoras Educacionais. E assim foi feito. Iniciamos, na SMED, encontros mensais realizando os Círculos de Construção de Paz para que elas participassem e, posteriormente, realizá-los nas escolas, respeitando sempre as Diretrizes que o conduzem”.
Vale ressatar que no final de março, a CORES foi agraciada pelo Prêmio MPRS 2025, na Categoria Município pelo projeto Projeto “Busca Ativa Dialógica como Enfrentamento à Evasão Escolar”.
O SMEDCast “Uma década de curar e reconstruir” será divulgado, mensalmente, a partir de maio no YouTube da Secretaria de Educação.
Foto/Crédito: Eldo Dorneles Júnior
Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Bento Gonçalves
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação