O projeto Poda Legal, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, registrou cerca de 850 serviços efetuados de janeiro a agosto. A iniciativa visa realizar o procedimento de manutenção das árvores de forma eficiente e planejada, seguindo um cronograma de atividades. As solicitações são feitas pelo Fala Cidadão no 0800.979.6866.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, os serviços já abrangeram todos os bairros, e neste mês de agosto serão finalizadas as pendências. A pasta iniciou o projeto no mês de abril. No entanto, as equipes atuam desde o início do ano.
A pasta pontua que as podas em locais públicos só devem ser realizadas pela Prefeitura, com critérios técnicos. “Além de questões estéticas, a poda da copa das árvores e das plantas ornamentais segue critérios de preservação e longevidade das espécies, respeitando as características de cada uma delas. Nas árvores, são aplicadas diferentes técnicas, dependendo do porte e dos locais em que se encontram, requerendo atenção especial quando próximas da rede elétrica”, explica o secretário da pasta, Claudiomiro Dias.
Já em áreas particulares, o munícipe deve solicitar uma autorização do setor de Licenciamento Ambiental (3055-7223) para a realização de cortes e podas. O recolhimento e destinação dos resíduos de jardinagem são de responsabilidade do proprietário, sendo que a colocação dos mesmos em via pública resultará em multa, caracterizando infração ambiental.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor