Nesta terça-feira, 24, o Ministério da Saúde publicou a portaria habilitando o Hospital São Carlos, de Farroupilha, para realizar procedimentos de alta complexidade em traumatologia e ortopedia. Com esse anúncio, 34 Municípios das regiões Vinhedos e Basalto e Uva e Vale serão beneficiados solucionando uma demanda antiga. No documento, publicado no diário oficial, fica definido que o incentivo financeiro ficará por conta da realocação do Fundo Municipal de Caxias do Sul para o de Farroupilha.
Um acordo foi oficializado no final de maio entre os Prefeitos da AMESNE e o governo do Estado, marcando a intenção de fazer a alteração. De acordo com o documento para realização dos procedimentos, será realizado o aporte de recursos federais, Estaduais e Municipais. Deverão ser R$ 140 mil/mês cada ente, e os Municípios co-financiam o restante, onde cidades de maior proporção de habitantes terão mais cirurgias à disposição. Isso resultará na realização de 264 cirurgias por ano, 182 eletivas e 82 urgência e emergência.
A próxima etapa é a aprovação na Comissão Intergestora Regional, que tem reunião agendada para 10 de outubro. Em seguida, o processo vai para a Comissão Intergestora Tripartite, composta por representantes dos municípios, do Estado e da União.
Se aprovada nestas duas fases, uma resolução será publicada e o São Carlos passará a receber os recursos para comportar os atendimentos.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Prefeitura de Bento
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor